O documento foi escrito durante realização da Campanha Mobiliza pela Educação, no período eleitoral de 2020, quando representantes da rede de educação e comunidade elencaram propostas para a educação
Municípios integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação ADE Chapada Diamantina e Regiões
Entrega do banner com propostas no município de Boa Vista do Tupim. Foto: ascom município.
O documento foi escrito durante realização da Campanha Mobiliza pela Educação, no período eleitoral de 2020, quando representantes da rede de educação e comunidade elencaram propostas para a educação a partir da pergunta: “O que nós, professoras/es, familiares, estudantes, queremos para a Educação do nosso município nos próximos quatro anos?”. Agora, o documento que foi transformado em um banner está sendo entregue aos prefeitos e secretários de Educação dos municípios que participaram da ação.
A campanha Mobiliza pela Educação foi realizada durante as eleições e convidou toda a rede de educação e comunidade a pensar soluções para a educação municipal nos próximos quatro anos de gestão. As propostas foram elaboradas em Fóruns Escolares, com ampla participação de diversos representantes da sociedade. Depois foram transformadas em um documento e os candidatos ao executivo e ao legislativo, de todas as coligações, foram convidados a participar do “Fórum Municipal – Dia E”, onde assinaram esse compromisso público com a população. O documento assinado pelos candidatos foi impresso em um banner e agora serão entregues aos gestores municipais eleitos – prefeitos e secretários de Educação. A ocasião também oficializa a criação da Comissão de Avaliação das Ações dos Fóruns de Educação (Caafe) no município.
Realizam a entrega do documento, representando o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – Icep, a diretora de Relações Institucionais, Fernanda Novaes, e Reinaldo Vieira, responsável pela articulação do Mobiliza pela Educação nos municípios. Receberão o banner com as propostas os municípios que participaram da campanha em 2020: Boa Vista do Tupim, Cafarnaum, Gentio do Ouro, Ibitiara, Iraquara, Marcionílio Souza, Oliveira dos Brejinhos, Seabra, Souto Soares e Wagner. “Voltar aos municípios, entregando o banner/documento assinado tem sido reafirmar o compromisso destas gestoras/es e destas secretárias/os com a qualidade da educação pública, nos diversos eixos: capacitação dos educadores, merenda escolar, infraestrutura e transporte”, sintetiza Fernanda.
Monitoramento das Propostas
As propostas também serão entregues aos membros da Comissão de Avaliação das Ações dos Fóruns de Educação (Caafe) que farão o trabalho de acompanhamento das ações junto à gestão municipal. Esse documento será a base de diálogo entre o gestor municipal e o secretário, junto à Caafe, visando a execução das propostas assinadas. A Caafe busca também garantir a continuidade das políticas de sucesso e apoiar a implementação das novas propostas.
A Comissão, que já foi criada e está sendo oficializada no município, deve ser ampla e representativa. Podem participar da Caafe os conselhos da Educação, equipe técnica, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, professores, estudantes, famílias, membro da comissão de avaliação do Programa Municipal de Educação (PME), demais representações da sociedade civil que atuam com educação e a comunidade em geral – escritores, artistas locais, representantes religiosos.
Sobre o Mobiliza pela Educação
O Mobiliza pela Educação é uma ação de mobilização social, que visa garantir a manutenção das boas práticas educativas dos municípios após a transição de gestão política, convocando a sociedade a pensar, propor e acompanhar as políticas públicas municipais de Educação. A mobilização sociopolítica integra a tecnologia social Territórios Colaborativos pela Educação, desenvolvida e sistematizada pelo Icep em atuação com os municípios parceiros, que integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Chapada Diamantina e Regiões.
Veja a galeria de fotos: