O Icep incetiva a formação de territórios colaborativos para concretizar a meta de uma educação de qualidade. Municípios de pequeno ou médio porte, que sozinhos não poderiam arcar com as despesas de um programa de formação continuada (tanto para os professores como para gestores escolares e equipe técnica da Secretaria de Educação), juntam-se em uma parceria colaborativa e dividem gastos com programas de formação que podem durar de dois a quatro anos. Além disso, há o trabalho de mobilização social, em que todo o programa de formação é concebido, colocado em prática, avaliado e monitorado pelos próprios educadores e pela comunidade. A metodologia de colaboração e mobilização está sendo implementada pelo Icep também em municípios de grande porte, como é o caso de Salvador, no programa Nossa Rede, iniciado em meados de 2015.
Corresponsabilização Social
Nessa metodologia, é fundamental que a comunidade e os educadores legitimem todas as estratégias que se pretenda aplicar a fim de criar um ambiente educador em cada cidade. Outro ponto estrutural é o desenvolvimento de programas contínuos e participativos, já que, na educação, os contextos são dinâmicos e, por isso, demandam professores habilitados a acompanhar tanto o movimento de desenvolvimento das turmas com as quais trabalha quanto do mundo que os cerca.