Diagnóstico das Redes

O que as Redes Municipais de Educação pensam sobre a Temática Étnico-racial e de gênero e o acesso às ferramentas digitais

Pesquisa foi realizada com mais de mil representantes das Redes de Educação parceiras do Icep

 
Verde Natureza Google Classroom Cabeçalho
 O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – Icep realizou dois diagnósticos referentes ao acesso a ferramentas digitais por nossas/os educadoras/es e alunas/os e a abordagem das questões étnico-raciais e de gênero nas escolas e redes municipais. O levantamento de dados referentes a esses contextos aconteceu nos municípios do Arranjo de Desenvolvimento da Educação – ADE Chapada Diamantina e Regiões, ADE Agreste Litoral Norte e demais municípios parceiros, neste período de isolamento social provocado pela Covid-19.

As informações foram coletadas por meio de questionários que foram respondidos por gestoras/es, professoras/es e equipes técnicas e abrangeram os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa pesquisa foi realizada com mais de mil profissionais de todas as redes municipais parceiras.

A ideia é que os dados levantados por esses diagnósticos sirvam de subsídio para que as secretarias de educação pensem caminhos, ações e estratégias para melhorar ou suprimir as demandas apresentadas adequando à realidade e necessidades de cada rede.

Acreditamos que as informações apresentadas em cada diagnóstico sejam muito importantes para seguirmos contribuindo com a qualidade e equidade das ações educacionais nas redes municipais parceiras. Para cada contexto foi elaborado um relatório que reúne as informações mais significativas dos dados levantados.

Agradecemos muito a todas e todos que contribuíram com essas produções e nos colocamos à disposição para seguirmos juntas e juntos na qualificação permanente de nossos estudos e ações político-pedagógicas.

*Salientamos que os dados apresentados representam apenas um recorte da pesquisa.

Acesse um resumo dos relatórios:

Relatório Diagnóstico acerca do levantamento Étnico Racial e de Gênero

RELATÓRIO REFLEXIVO ACERCA DO DIAGNÓSTICO SOBRE A TEMÁTICA ÉTNICO RACIAL E DE GENERO_RESUMO_ 2021

 

Relatório Diagnóstico acerca do acesso às ferramentas digitais

RELATÓRIO REFLEXIVO ACERCA DO DIAGNÓSTICO SOBRE A TEMÁTICA ACESSO ÀS FERRAMENTAS DIGITAIS__RESUMO_ 2021