Programa Nossa Rede promove ações online com debates sobre Educação e série sobre leitura

O Programa Nossa Rede, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed), em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – Icep, promove, a partir do mês de agosto, o Ciclo de Debates online Nossa Rede (lives) e a série de vídeos Soteropoleitura em Rede.

As lives serão transmitidas no canal do Youtube do Instituto Chapada, às quintas-feiras, 15h (de acordo com o cronograma). Já a série de vídeos Soteropoleitura em Rede será disponibilizada às quartas-feiras nos canais do Youtube do Icep e da Smed. O primeiro vídeo será exibido no próximo dia 05.08 e a primeira live será transmitida no dia 06.08.

O Ciclo de Debates aborda, em seis lives, os desafios dos profissionais e redes de educação no momento atual e destacam conteúdos prioritários a serem discutidos neste contexto. A série de vídeos Soteropoleitura em Rede, com sete episódios, tem como principal objetivo colaborar com os educadores no planejamento de situações didáticas que estimulem a reflexão sobre as práticas de leitura com os estudantes.

As ações integram o Plano de Formação remota para o período de distanciamento social em decorrência da pandemia da Covid-19, que promove a formação continuada online para professores, equipes técnicas, gestores escolares, e coordenadores pedagógicos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, da rede municipal de Salvador.

O Secretário Municipal de Educação de Salvador destaca o caráter colaborativo do projeto: “Esse projeto nasce do Nossa Rede, que foi uma construção em conjunto com os nossos professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da rede, preservando as identidades culturais da nossa cidade”. Elisabete Monteiro, Diretora presidente do Icep, explica que a série de vídeo e as lives contemplam os conteúdos dos Cadernos Pedagógicos desenvolvidos de forma colaborativa com os educadores da rede.

Lives – As transmissões ao vivo contarão com a presença de Débora Rana, mestra em Educação, que irá abordar o tema “Diagnóstico, monitoramento e planejamento de ações – o papel do trio gestor” (06.08). Daniel Helene, doutor em História e Giovana Zen, doutora em Educação, debatem sobre “Interdisciplinaridade – dimensão articuladora do ensino e aprendizagem” (13.08). Já a especialista em Desenvolvimento Humano, Cândida Muzzio, apresenta o diálogo “Aqui entre nós: de coordenador para coordenador!” (03.09). “O Ensino de Matemática nos anos iniciais” será o tema apresentado por Priscila Monteiro, mestra em Educação Matemática (10.09). “Cultura: acesso e formação dos estudantes” será debatido pelos convidados Edivasco Carneiro, doutor em Geografia e Simony Reis doutoranda em Geografia (01.10). As “Práticas de leitura no Ensino Fundamental” é o assunto da live da doutoranda em Educação, Renata Frauendorf (22.10).

Vídeos – A série Soteropoleitura em Rede apresenta os temas “Práticas de leitura em contexto de estudo para o ciclo de Alfabetização”, com Renata Frauendof, doutoranda em Educação; “Práticas de leitura em contexto de estudo para crianças do 4º e 5º anos”, com Marly Barbosa, mestra em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem; “Práticas de leitura em contexto de estudo para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental”, apresentado por Ângela Kim, mestra em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem; Thaís Costa, mestra em Educação, apresenta quatro temas: “Estudos literários: autores baianos, suas ideias e identidades”; “Na adolescência e juventude de corpo e alma: que literaturas atraem os jovens?”; História e identidade – a importância da literatura africana no currículo escolar e “Literatura clássica – essencial na formação leitora dos jovens”.

 

Confira a programação completa do ciclo de debates e datas de lançamento dos vídeos da Série Soteropoleitura em Rede:

  CARD PROGRAMAÇÃO LIVES (1)CARD PROGRAMAÇÃO VÍDEOS (2)