A participação indígena na sociedade é tema do 4º Ciclo de Debates sobre Educação

A escritora indígena Eliane Potiguara é a convidada da live, aberta ao público, que acontecerá na quinta-feira (27/07), às 19h, no canal do Youtube do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep): www.youtube.com/institutochapada.

O quarto Ciclo de Debates sobre Educação apresenta, em duas lives abertas ao público, reflexões em torno das problemáticas da atualidade – direitos humanos, diversidade étnico-racial, superação das desigualdades e construção de identidades democráticas, visando qualificar o debate público da educação. A importância da participação indígena na sociedade brasileira é o tema do primeiro encontro, que acontecerá na quinta-feira, 27/07, às 19h, tendo como convidada a escritora e professora doutora Eliane Potiguara. A transmissão, aberta ao público, acontecerá pelo canal do youtubwww.youtube.com/institutochapada.

Acesse o link da transmissão  A importância da participação indígena na sociedade brasileira

LIVE ELIANE POTIGUARA - LAYOUT YOUTUBE

Entre os assuntos que serão abordados no encontro estão:  ancestralidade e identidade,  as lutas e a participação das mulheres indígenas na atualidade. Também estarão em pauta a relação dos povos Indígenas com o contexto urbano, a  migração e o racismo praticado contra os povos originários saídos das suas comunidades. Mediam a conversa Valuza Maria Saraiva, doutora e pesquisadora sobre as lutas indígenas na Bahia, e Cristiana Ferreira, doutora em educação e coordenadora pedagógica do Icep.

O Ciclo de Debates integra os planos de trabalho dos projetos de formação continuada realizados em cerca de 30 municípios da Bahia, Piauí e Amazonas, desenvolvidos com a parceria técnica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) e promovidos pelos parceiros privados: Bracell Social,  Agência de Desenvolvimento do Sul da Bahia (ADR), Instituto Gesto e Itaú Social, Instituto Arapyaú, Mondelez Internacional e Imaginable Future.

Eliane Potiguara – uma história pelos direitos  dos povos indígenas

Professora, escritora, ativista e empreendEliane Potiguara_fotos Ana Marina Coutinho 02edora, Eliane Potiguara é considerada a primeira escritora indígena do Brasil, com sete livros publicados, entre eles  “A Terra é a Mãe do Índio”, premiada pelo Pen Club da Inglaterra, e o mais recente A Cura da Terra, voltado ao público infantojuvenil. Formada em Letras e Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebeu o título de doutora “honoris causa” pela mesma universidade. Defensora dos direitos humanos, criou a primeira organização de mulheres indígenas no Brasil: o Grumin (Grupo Mulher-Educação Indígena) e elaborou a cartilha de alfabetização indígena no método Paulo Freire com apoio da Unesco. Ao longo de sua trajetória, vem atuando pela educação e integração da mulher indígena no processo social, político e econômico no país, tendo contribuído na elaboração da Constituição Brasileira. Eliane Potiguara foi nomeada Embaixadora Universal da Paz em Genebra em 2011. Saiba mais em www.elianepotiguara.org.br.