Avaliação institucional de leitura e escrita

CABEÇALHO SEMINÁRIO INTERTERRITORIAL CAMAÇARI 13.5.24 (1)

avaliação institucional de leitura e escrita é realizada pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) em conjunto com os educadores das secretarias de educação dos municípios parceiros há mais de quinze anos. Destina-se às classes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e assume como objetivo principal produzir insumos para a ressignificação das ações de formação continuada desenvolvidas pelo ICEP e das práticas de ensino dos municípios. Nessa direção, poderá oferecer às redes municipais informações acerca das aprendizagens dos estudantes no que tange às práticas leitoras e escritoras.

Entre 2021 e 2022, elaboramos e sistematizamos uma sequência didática com a intenção de avaliar os saberes das crianças em leitura e escrita, e que possibilitasse a análise das aprendizagens construídas pelas crianças em consonância com a concepção de ensino da leitura e escrita. Desenvolvemos uma proposta ancorada na abordagem psicogenética construtivista que rompe com a dicotomia entre avaliação e aprendizagem, propondo uma aproximação mais efetiva entre o que se ensina e o que se avalia. A proposta foi planejada a partir das “Premissas para elaboração de Situações Didáticas”, sistematizadas pelos formadores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuam no ICEP.

Essa sequência didática, em torno do contexto de investigação, consiste em quatro atividades que contemplam as quatro situações fundamentais: leitura pelo aluno, escrita pelo aluno, leitura pelo professor e ditado ao professor. Além disso, cada atividade explicita as aprendizagens esperadas e os indicadores de avaliação, baseados nos Referenciais Curriculares elaborados em parceria com o ICEP. Nossa expectativa é que esta proposta possa se transformar em um dispositivo de formação que suscite reflexões fecundas sobre como se aprende e como se ensina a ler e a escrever de um jeito que faça mais sentido para as crianças, para professoras e professores, por meio das experiências, interesses e

Clique nos links abaixo apara acessar os arquivos 

Situação Didática Avaliativa Institucional de Leitura e Escrita. Ciclo 1. Tema: Dengue. 

Situação Didática Avaliativa Institucional de Leitura e Escrita. Ciclo 2. Tema: Dengue.