ICEP marca presença no 1º Encontro Latino-Americano de Educação Transformadora

A diretora presidente do ICEP, Cybele Amado, participa do 1º Encontro Latino-Americano de Educação Transformadora, na Colômbia. Mais de 250 líderes na área da educação se encontrarão em Bogotá, de 6 a 11 de novembro. O evento reunirá, pela primeira vez, especialistas, acadêmicos, equipes de escolas inovadoras, universidades, jornalistas e empreendedores sociais da rede global Ashoka e Re-Imagine Learning.

Bogotá será transformada em um espaço de cocriação para promover a aprendizagem transformadora e o desenvolvimento das habilidades do Século XXI: empatia, trabalho em equipe, liderança colaborativa e capacidade de mudança em ambientes educacionais.

Em quatro dias intensivos, lideranças na área de educação irão trabalhar em espaços colaborativos. Onde poderão compartilhar boas práticas e conhecimento, através de workshops, conferências, conversas, sessões práticas e dinâmicas inovadoras.

Esse encontro contará com a participação de líderes inovadores da Espanha, México, Colômbia, Venezuela, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil, Inglaterra, Senegal, Índia, dentre outros países.

O que você sonha para a educação na América Latina? Os organizadores do evento fizeram essa pergunta para Cybele Amado, que respondeu: “Que as crianças tenham o direito a uma educação pública de qualidade e que o analfabetismo seja erradicado para sempre. Eu espero que aconteça, verdadeiramente, uma mobilização social e política em prol do ensino público de qualidade. Que haja investimento na formação continuada de educadores e que as experiências bem-sucedidas possam ser disseminadas em redes de educação”.

Cybele afirmou ainda que “sonha com a propagação de boas práticas educacionais, em diversas regiões, e com o estabelecimento de um ciclo de lideranças formativas nas redes públicas de ensino. Além da melhoria dos indicadores de qualidade da escola pública nos países latinos”.

Os seminários acontecerão em três cenários: o CESA (Colégio de Estudos Avançados de Administração), o Ginásio Moderno e o Colégio Tilatá, em Bogotá, e se concentrará em 10 temas para a transformação da educação latino-americana: educação para a paz; educação baseada na natureza e sustentabilidade; espaços de aprendizagem; empatia; inclusão; educação e empreendedorismo; educação e impacto social; aprendizagem através do jogo; políticas públicas e planejamento e avaliação educacional das habilidades do Século XXI.