GESTORES MUNICIPAIS APROFUNDAM DEBATE SOBRE COLABORAÇÃO INTERMUNCIPAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Assessorias para Gestores promovem formação para o fortalecimento dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação – ADEs nos Territórios da Chapada Diamantina e Regiões e Agreste Litoral Norte.

Com a proposta de fortalecer as ações dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), nos Territórios da Chapada Diamantina e Regiões o no Agreste Litoral Norte, o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – Icep tem investido esforços em ampliar e aprofundar o debate sobre Regimes de Colaboração para o desenvolvimento da educação.

Os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) propõem uma corresponsabilização social pelo desenvolvimento da educação, articulando os setores público, privado e a sociedade civil para promover a melhoria da qualidade da educação. É um modelo de colaboração  horizontal e em rede, no qual um grupo de municípios busca trocar experiências e apontar conjuntamente soluções na área da Educação.

Na Bahia, o Icep é parceiro técnico em dois Arranjos: O Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) da Chapada Diamantina e Regiões, que reúne mais de 20 municípios em cooperação e também recebe o apoio do Itaú Social. E do ADE Agreste Litoral Norte, que reúne oito municípios da Região e recebe o apoio da Bracell Celulose. O Icep tem promovido, junto a estes parceiros, os encontros de Assessorias para Gestores com o objetivo de aprofundar o debate sobre o tema e fortalecer estes Arranjos.

I ASSESSORIA PARA GESTORES - ALAGOINHAS (29.10.19) FOTOS_ICEP (183)Icep e parceiros Itaú Social e Bracell promovem Assessoria para Gestores Públicos para fortalecimento dos ADEs

No mês de outubro, dois encontros reuniram gestores e equipes técnicas destes arranjos, conduzidos pela especialista Eliziane Gorniack, Diretora do Instituto Positivo e pesquisadora sobre o assunto no país. O Instituto Positivo atua no incentivo ao Regime de Colaboração, no apoio à implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) e na produção e disseminação de conhecimento sobre o tema.

A I Assessoria para Gestores Municipais do (ADE) Agreste Litoral Norte foi sediada pelo município de Alagoinhas, em 29 de outubro. O encontro abordou a importância desse tipo de colaboração intermunicipal para o desenvolvimento do território.  O evento que recebeu mais de 50 representantes públicos, entre prefeitos, secretários de educação e equipes técnicas. Para a Secretária Municipal de Educação do município de Entre Rios, Tatiane Cavalcante, “Este é um momento propício para que a gente possa produzir e pensar sobre várias ações e iniciativas de melhorias no aspecto educacional de cada município componente desse ADE”, define a secretária.

I ASSESSORIA PARA GESTORES - ALAGOINHAS (29.10.19) FOTOS_I (10)
I Assessoria ADE Agreste Litoral Norte – Alagoinhas

A II Assessoria para Gestores Municipais do (ADE) Chapada e Regiões, em Seabra (31.10) aprofundou o debate sobre a governança e responsabilidades do trabalho no formato de colaboração intermunicipal para o desenvolvimento da educação. Com atividades em grupos os gestores puderam avaliar o trabalho que já vem desenvolvendo ao longo dos anos, o que estão realizando e quais as perspectivas para as ações futuras deste Arranjo.

Os gestores puderam saber mais sobre as bases legais do Regime de Colaboração e dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) além do cenário dos arranjos no Brasil – como se organizam, gestão e resultados, articulações e perspectivas em torno desses arranjos. André Luiz Cardoso, prefeito do município de Souto Soares, fala da experiência de atuar em Colaboração: “O nosso principal desafio é garantir políticas públicas de qualidade para a educação infantil. Recentemente iniciamos a Elaboração do Currículo da Rede em consórcio com outros municípios e que com certeza vai nos ajudar nesse sentido”.

II ASSESSORIA PARA GESTORES CHAPADA- 31.10.19_ FOTOS GILL (28)
II Assessoria ADE Chapada e Regiões – Seabra

O Icep atua junto aos municípios desenvolvendo a parceria técnica pelo fortalecimento destes Arranjos. A Elaboração de Referenciais Curriculares Municipais é uma das ações desenvolvidas em colaboração. Além da produção e disseminação de conhecimentos, há ainda a formação continuada de professores, gestores e técnicos e mobilização sociopolítica dos Territórios pela melhoria da educação nos municípios. Estas ações são conduzidas através da Tecnologia social “Territórios Colaborativos pela Educação”, que este ano recebeu o Selo de Tecnologia Social Certificada pela Fundação Banco do Brasil.

 

Confira fotos da I Assessoria para Gestores Municipais em Alagoinhas (29.10.19): [envira-gallery id=”2081″]

Confirma fotos da II Assessoria para Gestores Municipais em Seabra (31.10.19): [envira-gallery id=”2098″]

 

Equipe de Comunicação do Icep
Ana Flávia Sousa
Tailana Cruz