Projeto Nossa Rede Salvador: memorial pedagógico

Realizado desde 2015 pela Secretaria Municipal de Educação em parceria técnica com o Icep, projeto de formação continuada também promoveu a sistematização dos Referenciais Curriculares e Cadernos Pedagógicos para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da rede.

BOLETIM ICEP - JAN A JUNHO 2021_FINAL-9

Apresentação

“Desde que entrei nesta Rede, nunca fui chamada a participar. Esta é a primeira vez que sou ouvida e isto me faz acreditar que este Projeto vai dar certo! Espero que sigamos em frente e firme.”
(Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Salvador, Junho/2015.)

O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) é uma organização sem fins lucrativos que Trabalha para tornar realidade o sonho do acesso universal à educação pública de qualidade. Desde 1997, trabalhamos sistematicamente na formação de professores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e supervisores técnicos das secretarias de Educação. Durante esse tempo, desenvolveu uma tecnologia que ficou conhecida como Territórios Colaborativos pela Educação, que envolve a formação continuada de educadores em contexto de trabalho, a mobilização sociopolítica de educadores e da comunidade escolar e a produção de conhecimento.

Como nossa missão é melhorar a aprendizagem de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, a partir da formação continuada aliada à mobilização social em Territórios Colaborativos, da disseminação de conhecimentos e da participação no debate político da Educação, em 2015 fomos convidados pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador a fim de firmarmos uma parceria na construção de um projeto político pedagógico que se estabelecesse de forma identitária na rede de ensino. Considerando que na tecnologia educacional desenvolvida pelo ICEP, construída ao longo de duas décadas, há um intenso trabalho de colaboração, participação e mobilização que transversaliza a formação continuada e a produção de conhecimento decidiu-se em acordo com a SMED a realização de Seminários Pedagógicos com a Rede de Ensino, por Regional, objetivando apresentar as linhas gerais desta proposta e fazer uma consulta pública aos educadores como etapa preliminar à elaboração do Projeto. Foram realizados, portanto, dez Seminários Pedagógicos Regionais no período de 10 de junho a 08 de julho de 2015.

Os Seminários contaram com a participação dos gestores e coordenadores das GRs, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e representantes de professores que atuam nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I e II e Educação Infantil. Após a consulta pública e os educadores dizerem SIM para a parceria, iniciamos o trabalho que como produto tinha a produção de 50 cadernos pedagógicos das áreas de Língua Portuguesa e Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Toda a construção foi permeada pela participação efetiva de gestores, coordenadores, professores e técnicos através de GTs (Grupos de Trabalho). Em 2016, os cadernos pedagógicos começaram a chegar nas escolas e os próprios educadores sentiram a necessidade de construir um Referencial Curricular que estivesse em consonância com as aprendizagens previstas nas sequências didáticas previstas no material.

Nesse mesmo período foram discutidas com a rede as diretrizes curriculares das áreas de História, Geografia e Ciências da Natureza para o mesmo segmento de ensino. Já em 2017, inaugurou-se a formação continuada para os professores dos anos iniciais a fim de colaborar na compreensão da concepção posta nos materiais, porém foi constatado a baixa adesão deste público, sendo intensificado então o trabalho com os coordenadores pedagógicos. Dando continuidade a consolidação e implementação da política educacional da rede, em 2018 um novo desafio e uma nova parceria é firmada, desta vez o objeto do contrato era para a construção dos cadernos pedagógicos de Ciências Humanas e da Natureza (10 cadernos, sendo 05 para os alunos e 05 para os professores), a construção de cadernos pedagógicos para os anos finais do Ensino Fundamental (08 cadernos, sendo 04 para os alunos e 04 para os professores) e o Referencial Curricular para esse mesmo segmento. Novamente para esse trabalho foram instaurados GTs (grupos de Trabalho) para que os educadores mais uma vez colaborassem com a construção destes documentos.

Os novos materiais foram entregues para a rede em março de 2019 e pela necessidade de mais uma vez consolidar a concepção de ensino da rede uma nova parceria foi consolidada. Desta vez o centro do trabalho estava na formação da Equipe Técnica, Coordenadores Pedagógicos dos anos iniciais, Duplas Gestoras dos anos finais e Professores dos anos finais. Com a chegada da pandemia em 2020, houve a necessidade de modificar o formato das formações que eram presenciais passando para o formato remoto. Mesmo com tantas incertezas e com muitas dificuldades a rede mais uma vez participou de forma intensa deste novo processo formativo, validando as ideias e conteúdos tratados a cada encontro, como podemos verificar nas falas abaixo que foram retiradas dos chats:

“Nós desejamos uma Rede que realmente seja uma Rede com uma linha de trabalho única que dê a identidade a todos.”
(Coordenadora da Orla)

“Cada Regional, cada bairro tem as suas características sim, mas, somos uma rede e como tal precisamos de uma proposta pedagógica que dê um norte para o nosso trabalho.”
(Gestora do Subúrbio I)

“Eu desejo uma escola que saiba o que ensinar e como avaliar”
(Coordenadora de Pirajá)

“Nós precisamos de formações como esta que nos ajuda a pensar no aluno como um sujeito que tem suas histórias, culturas e sentimentos.”
(professor de história)
“A riqueza desta formação está em ouvir a voz dos professores dos anos finais, maravilhoso saber que agora estão olhando para este segmento com o respeito que precisamos ter”
(professora de matemática)

“Uma formação que prima pela qualidade na escolha de textos, autores que trazem em seus escritos as marcas da identidade de um povo menos favorecido. Parabéns!”
(professor de Língua Portuguesa)

Com esta ação finalizamos a parceria no que diz respeito ao Programa Nossa Rede e temos o prazer de apresentar este Memorial Pedagógico que para nós é carregado de sentimentos e de sentidos no que podemos dizer em relação a busca pela educação pública de qualidade.

 

Conheça mais sobre o que projeto:

Memorial Pedagógico_SSA_2021

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