A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

Educação Inclusiva: como a escola deve garantir o direito de aprender

A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva será o tema do próximo bate-papo que integra o 5 º Ciclo de Debates sobre Educação. A transmissão ao vivo, aberta ao público, acontece na próxima quarta-feira, 13 de novembro, às 19h, através do Youtube do Instituto Chapada.

O 5 º Ciclo de Debates sobre Educação convoca profissionais a pensarem sobre os desafios da atualidade para a garantia das aprendizagens em escolas da Educação Básica. O bate-papo desta vez tem como convidada a especialista em Gestão Educacional do Instituto Rodrigo Mendes, Deigles Amaro. A live, aberta ao público e acessível em libras, acontecerá no dia 13 de novembro, às 19h, pelo canal do Youtube do Instituto Chapada youtube.com/institutochapada.

Card Live Educação Inclusiva - Deigles AmaroEntre os assuntos que serão abordados no encontro, estão: o papel da educação inclusiva na promoção da equidade e do respeito à diversidade nas escolas, e como ela contribui para o desenvolvimento social e emocional dos estudantes; e os principais marcos legais que asseguram as práticas da inclusão no país. O encontro será mediado pela Coordenadora Pedagógica Territorial do ICEP, Janara Botelho e contará com a participação do público que poderá fazer perguntas para serem respondidas pela convidada.

A legislação brasileira, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), determina que as escolas ofereçam educação inclusiva, garantindo que os estudantes tenham acesso a educação de qualidade no ambiente regular de ensino. As escolas são responsáveis por oferecer apoio especializado, como salas de recursos multifuncionais e profissionais de apoio; adotar práticas pedagógicas adaptadas, promovendo a aprendizagem de todos os alunos juntos, sem discriminação, e promover uma rede de apoio para desenvolver o potencial de cada estudante, garantindo a participação plena na comunidade escolar, buscando a inclusão e o respeito às individualidades. Mas as unidades escolares, por diversos fatores, ainda enfrentam desafios para implementar estas ações de forma adequada.

O Ciclo de Debates sobre Educação integra os planos de trabalho dos projetos de formação continuada realizados em cerca de 30 municípios da Bahia, Piauí e Amazonas, desenvolvidos com a parceria técnica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e promovidos pelos parceiros privados: Bracell Social,  Agência de Desenvolvimento do Sul da Bahia (ADR), Mondelez Internacional, Itaú Social e Imaginable Future. Os projetos visam melhorar as aprendizagens de estudantes da Educação Básica, de redes municipais de ensino.

Saiba mais sobre a convidada
Deigles Giacomelli Amaro, é especialista em Gestão Educacional no Instituto Rodrigo Mendes; Seu percurso de atuação profissional relaciona estudos às situações concretas que evidenciam desafios e possibilidades para a construção de Sistemas Inclusivos de Educação. Além de uma extensa carreira acadêmica, é coordenadora pedagógica em programas de formação continuada para profissionais da educação em municípios do Estado de São Paulo. Atuou na Secretaria de Educação do Município de Mauá por 21 anos, na assistência, formação em serviço, gestão, assessoria técnica pedagógica à Educação Especial e Inclusiva.

 

Por: assessoria de comunicação do Instituto Chapada comunicacao@institutochapada.org.br