Ler em Rede: acesse todos os vídeos da série sobre leitura

 Com cinco episódios, a série tem como objetivo colaborar com os educadores no planejamento de situações didáticas que estimulem a reflexão sobre práticas de leitura para crianças, jovens e adultos. Série de vídeos é parte das ações do projeto Educação Continuada, realizado pela Bracell, em parceria técnica com o Icep

0001 Informativo Institucional | Julho de 2020

WhatsApp Image 2020-07-15 at 10.31.55RÉGUA DE MARCA

Série de vídeos contribui para reflexão sobre práticas de leitura para crianças, jovens e adultos

Vídeos já foram assistidos por mais de 3.500 pessoas

A série de vídeos Ler em Rede integra as ações do Projeto de Educação Continuada, realizado pela Bracell em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – Icep. Com cinco episódios, a série tem como objetivo colaborar com os educadores no planejamento de situações didáticas que inspirem a reflexão sobre práticas de leitura para crianças, jovens e adultos.

Agradecemos a todos os educadores e familiares que assistiram  acessaram os vídeos. E a cada uma das especialistas convidadas que colaboraram com a produção da série. Desejamos que os conteúdos possam ser amplamente utilizados para a formação leitora.

Todos os vídeos da série estão disponíveis no nosso canal do Youtube. Acesse os links abaixo para ver e/ou rever cada episódio.

WhatsApp Image 2020-07-15 at 10.08.50 (2)

Práticas de leitura com crianças da Educação Infantil
No primeiro episódio da série, a especialista Silvana Augusto explana sobre como as crianças da Educação Infantil podem ser instigadas a ler. Ela também fala sobre o papel dos pais e dos educadores para fazer com que os estudantes aprendam com os livros. Clique para assistir.


WhatsApp Image 2020-07-15 at 10.08.51 (1)

Práticas de leitura para o ciclo de Alfabetização
A especialista Aline Nascimento explica como a prática de leitura auxilia a criança a criar senso crítico, laços afetivos e ampliar seu repertório. E também fala sobre a importância da leitura para dominar a linguagem escrita.  Clique para assistir.


WhatsApp Image 2020-07-15 at 10.08.51

Que literaturas devem ser escolhidas para as crianças do 4 º e 5 º ano?
Neste episódio, Aline Nascimento faz sugestões de livros que podem ser trabalhados nessa fase da infância. E explica como essas leituras podem ajudar na compreensão dos sentimentos das crianças. Clique para assistir.


WhatsApp Image 2020-07-15 at 10.08.50 (1)

Que literaturas devem ser escolhidas para os estudantes dos anos finais?
A especialista Cristiana Ferreira faz uma reflexão sobre a necessidade dos professores ouvirem os estudantes para observar o que eles consomem e identificar os seus interesses, podendo assim apresentar uma diversidade de referências éticas, estéticas e culturais. Clique para assistir. 


WhatsApp Image 2020-07-15 at 10.08.50

Como escolher bons livros para as práticas de leitura com os jovens e adultos?
No último episódio da série, a especialista Raidalva da Silva conversa sobre como os estudantes das classes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem ser instigados a ler e a apreciar a literatura, apresentando boas práticas e indicação de livros para o trabalho com a EJA.  Clique para assistir.