Roda de gratidão na festa de 20 anos do Icep em São Paulo

[envira-gallery id=”992″]

Com uma roda de gratidão, unindo em círculo a emoção e as vozes de amigos, parceiros e integrantes do Conselho Consultivo, o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) realizou mais uma celebração de 20 anos. O evento, que aconteceu dia 22.11.2017, em São Paulo, na sede do Instituto Natura, foi intimista, porém grandioso em alegria e positividade.

Antes da celebração, houve reunião especial do Conselho Consultivo do Icep, com a participação de Guilherme Leal, um dos sócios fundadores da Natura Cosméticos, que também é membro do Conselho.

O diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, foi o primeiro a expressar o que sente quando pensa na trajetória de duas décadas do ICEP. “É uma alegria imensa participar da vida do ICEP desde o início. Ver o Instituto crescendo, o que já realizou, me deixa muito feliz. É algo que me traz satisfação pessoal e profissional”, afirmou. “Parabéns! É incrível o trabalho que vocês fazem, eu quero agradecer a possibilidade de estarmos juntos nessa caminhada”. David Saad é membro do Conselho Consultivo do ICEP.

A psicóloga e assessora do Banco Itaú BBA para projetos de Educação, Ana Inoue, conta que fica impressionada com a capacidade de realização do ICEP e com os resultados que o Instituto apresenta. “O ICEP está ocupando seu lugar no mundo, devido à qualidade e à seriedade do trabalho em defesa da escola pública”. Ana Inoue também faz parte do Conselho Consultivo do ICEP.

Especialista em Alfabetização, psicóloga e integrante do Conselho Consultivo do ICEP, Regina Scarpa lembrou alguns momentos marcantes da trajetória da instituição e destacou a coragem e a ousadia da diretora-presidente, Cybele Amado, desde o início do projeto. “Em muitos momentos achei que era loucura topar alguns desafios, encarar alguns projetos. Mas Cybele mantinha a confiança e seguia em frente, criando condições para que as coisas acontecessem”, lembrou Regina Scarpa.

“Essa roda de gratidão me sensibiliza”, afirmou a diretora pedagógica do Icep, Elisabete Monteiro. “Eu, que fui uma das primeiras quatro formadoras do ICEP, fico emocionada ao lembrar que hoje a rede da instituição tem 100 formadores”, destacou Bete Monteiro. “Fico muito feliz, ao ver que a semente do Instituto Chapada, que eu acompanho desde o início, germinou, brotou”, ressalta o sócio-fundador da Ação Responsável, Sérgio Mindlin. “Aprendo muito com esse trabalho”. Ele também é integrante do Conselho Consultivo.

“O Instituto Chapada nasceu de uma ideia incrível e do sonho de mudar a realidade de escolas rurais do Nordeste, por meio da formação continuada de professores e da formação de consórcios municipais”, comentou a gerente de Educação do Instituto C&A, Patrícia Lacerda. “Eu acompanhei o desenvolvimento desse projeto, que nasceu para garantir a qualidade da educação das escolas rurais, e me sinto parte dessa trajetória de crescimento”, comentou a professora e pesquisadora da Universidad Nacional de La Plata, Telma Weisz, que também faz parte do Conselho Consultivo do Icep.

Álbum Biográfico e infográfico

Além da roda de conversa, a comemoração dos 20 anos do ICEP em São Paulo foi marcada pela apresentação do Álbum Biográfico, a publicação que registra momentos marcantes da história do instituto. “Ter uma história registrada por escrito é a maneira mais eficaz de preservar um patrimônio, uma riqueza, para o futuro”, destaca a jornalista Paola Gentile, editora do Álbum. “É garantir que o conhecimento acumulado em experiências estará disponível para ser usado, divulgado, aperfeiçoado e ampliado nas gerações futuras”, pontua.

Paola também foi responsável pela sistematização da tecnologia do Icep: o Infográfico. “Nosso desafio era mostrar os caminhos da formação, da mobilização social e política e da produção de conhecimento que o Icep usa – e que dá resultado. Esse passo-a-passo teria de ser bem detalhado mas, ao mesmo tempo, era preciso uma linguagem acessível”, conta.

“Em contato com o material, percebemos que um texto corrido, além muito técnico, ficaria enorme e chato de ler. Pensamos então em um recurso que poderia atingir todos os objetivos, que é o infográfico”, explica Paola. Disponível no site da instituição, a ferramenta usa imagem e texto, permitindo vários níveis de leitura, animação e links externos.

O infográfico e o Álbum Biográfico foram alvo de elogios dos convidados da celebração de 20 anos do Icep, no Instituto Natura, em São Paulo. Como é de praxe, não faltou o brinde e os parabéns. Vida longa ao Icep!

Núbia Cristina
Analista de Comunicação – ICEP
Email: nubiacristina@institutochapada.org.br

2 comentários sobre “Roda de gratidão na festa de 20 anos do Icep em São Paulo

Os comentários estão fechados.