PROJETO “CONSULTA BRASIL” REALIZA PESQUISA SOBRE O USO DA INTERNET POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O Projeto Consulta Brasil quer ouvir as crianças e adolescentes de todo o país sobre o uso da internet por este público. Os resultados da pesquisa servirão como base para a produção de materiais sobre o tema, que serão disponibilizados para o público.

O Projeto Consulta Brasil é um mapeamento nacional sobre o uso da Internet e outras tecnologias. É realizado pela Viração Educomunicação, em parceria com a Rede Conhecimento Social e com o financiamento do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

O projeto irá desenvolver e disponibilizar gratuitamente materiais que orientem o público entre 9 e 17 anos de idade, profissionais e adultos que fazem parte do Sistema de Garantia de Direitos a lidar com esse cenário e promover o uso seguro e cidadão das tecnologias digitais.

Para que esses materiais reflitam a visão das crianças e adolescentes, a primeira etapa do projeto consiste na construção de uma pesquisa participativa de opinião, para compreender quais atividades realizam e com que frequência, quais são os critérios para se relacionarem com outras pessoas, o que consideram os principais perigos e riscos na internet (incluindo exposição, bullying e preconceitos).

Sabemos que crianças e adolescentes estão cada vez mais conectadas e que a internet é muito importante em seu dia a dia, seja nos estudos ou em suas relações pessoais. Isso provoca a refletir sobre os efeitos positivos e negativos desses usos e interações. O que será que as próprias crianças e adolescentes têm a nos dizer sobre esse contexto? O quanto se sentem seguros nesse ambiente? E como, junto com elas, podemos transformar a internet em uma aliada ao seu desenvolvimento?

 

PARA PARTICIPAR DA PESQUISA

Quem pode participar?

Crianças e adolescentes de 9 a 17 anos de todas as regiões do país.

Acesse aqui o link da pesquisa.

CONSULTA BRASIL_DIVULGAÇÃO_02

CONSULTA BRASIL_DADOS_02CONSULTA BRASIL_DIVULGAÇÃO (1)CONSULTA BRASIL_DADOSCONSULTA BRASIL_PESQUISA