“Pela Qualidade da Educação”

Campanha Territórios pela Educação_Acervo ICEP 10
Municípios da Bahia e Pernambuco promovem Campanha de Mobilização para assegurar a continuidade e a evolução das boas políticas educacionais

A partir do dia 31 de agosto e durante todo o mês de setembro, municípios da Bahia e de Pernambuco dão início a uma série de eventos especiais dentro da campanha “Territórios pela Educação – 2016”. São os Dias “E”: um encontro em forma de plenária que reúne comunidade, professores, gestores escolares, conselhos de educação e candidatos que concorrem às prefeituras e câmaras de vereadores para firmarem compromissos para o desenvolvimento da educação. Uma Mobilização apartidária, que consegue agregar políticos dos mais diversos matizes, de forma democrática, em torno de propostas elaboradas pela população.
A iniciativa faz parte da metodologia de trabalho do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e situa-se dentro do eixo de ação intitulado Mobilização Social pela Educação. Esta é a quarta vez que a campanha acontece em ano de eleição, mas como parte de um trabalho permanente, que prossegue após o pleito eleitoral e conta com apoio de instituições públicas e privadas, além da adesão significativa das comunidades envolvidas. No último dia 11 de agosto, cerca de 180 pessoas estiveram presentes no lançamento da mobilização pelo Dia E, na cidade de Seabra-BA.
A Chapada Diamantina foi escolhida para assinalar o começo dos trabalhos, pois é onde a Mobilização Social pela Educação promovida pelo Instituto acontece há mais tempo. Municípios de mais dois outros territórios também receberão as atividades, alguns deles pela primeira vez. Além de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, vinte e quatro cidades baianas já confirmaram a participação, dentre elas: Ibitiara, Novo Horizonte, Seabra, Iraquara, Itaetê, Andaraí e Ibicoara – na Chapada; Ibirapitanga – no Pratigi (Baixo Sul); Cardeal da Silva, Entre Rios, Inhambupe, Olindina, Aramari e Itanagra – no Agreste Litoral.

Metodologia
O trabalho em ano eleitoral consiste basicamente em duas etapas: (1) elaboração de propostas para a educação municipal com participação ampla da comunidade, que acontece nos Fóruns Municipais de Educação, fase já em andamento e que culmina na realização do “Dia E”, quando (2) os candidatos se comprometem publicamente com a concretização das propostas, ao assinar na plenária, diante da sociedade, um termo de compromisso.
Construção de creches, efetivação do plano de carreira dos docentes e funcionários, construção de quadras para atividades extraclasse, além de realização de concurso público para a Educação são algumas das principais necessidades apontadas. É a partir dessas reivindicações que os fóruns elaboram o documento com as propostas que são assinadas no Dia E. Em 2016, pretende-se também avaliar a execução dos programas elaborados anteriormente.
Durante os fóruns, uma Comissão é formada por voluntários da sociedade civil e do poder públicos para acompanhar a gestão, definir prioridades junto à Secretaria de Educação e garantir a continuidade das políticas de sucesso e implementação das novas metas: é a CAAFE (Comissão de Avaliação das Ações dos Fóruns de Educação), que trabalha pelos quatro anos seguintes, mantendo a mobilização em ação permanente.

Resultados
Nas cidades em que a Mobilização já acontece, a população aprendeu a questionar prefeitos, vereadores e candidatos sobre como será sua atuação no campo da educação, uma postura que não se vê na saúde, nem na ação social, e que é um indicador de qualidade muito positivo sobre a ação do ICEP nesses lugares. “Não existe medo nesses gestores sobre o empoderamento dos alunos, nem da população. O que eu vejo é uma corresponsabilização e um desejo de que o resultado desse trabalho se reflita na melhoria do próprio município e da região”, observa Fernanda Novaes, Diretora de Relações Institucionais do ICEP.
Para Hemerson Rodrigues, diretor Pedagógico da cidade de Souto Soares, isso se dá porque os Fóruns de Educação e o próprio “Dia E” se constituem como um espaço de exercício da política cidadã, onde “os interesses partidários caem por terra e prevalecem os interesses da comunidade”. Para Fernanda, é na mobilização social que se começa a costurar uma teia invisível de parcerias, cumplicidades e de corresponsabilidades que levará a territórios fortalecidos e dinâmicos, “com bastante colaboração entre esses municípios irmãos”.
É graças ao trabalho contínuo e abrangente que a sociedade se mantém informada e garante que as boas práticas e projetos de êxito não se percam em transições de governo. Além de ter desenvolvido e fomentar esta metodologia de participação, o Instituto Chapada atua como mediador de todo o processo, desde o planejamento dos Fóruns e Dias “E”, até a disponibilização materiais e equipe de comunicação, moderação dos debates, apoio técnico às CAAFES e suporte às ações realizadas posteriormente nos municípios. Tudo para garantir que a Educação continue sendo prioridade nos planos de governo.
Campanha “Territórios pela Educação 2016”
AÇÃO: “Dia E” – Mobilização Social pela Educação
Territórios Bahia: Chapada Diamantina, Agreste Litoral e Pratigi (Baixo Sul)
Território Pernambuco: Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Gararapes

– DURANTE TODO O MÊS DE SETEMBRO –
(Cronograma em anexo)

Informações:
Bruno Machado
Analista de Comunicação – ICEP
(71) 3052-0901/ 9.8812-8868 | brunomachado@institutochapada.org.br
Missão do ICEP
Melhorar a aprendizagem de alunos da educação infantil e do ensino fundamental, a partir da formação continuada aliada à mobilização política em territórios colaborativos, da disseminação de conhecimentos e da participação no debate político da educação.

ANEXO
CRONOGRAMA “DIA E” – SETEMBRO/2016

Data Dia da Semana Município Turno Território
31/08 Quarta Cabo de Santo Agostinho Manhã Pernambuco
2 Sexta Piritiba Manhã Chapada
5 Segunda Iraquara Manhã Chapada
6 Terça Seabra Manhã Chapada
6 Souto Soares Tarde Chapada
9 Sexta Ibirapitanga Tarde Pratigi
12 Segunda Itaetê Manhã Chapada
12 Marcionílio Souza Tarde Chapada
13 Terça Andaraí Manhã Chapada
13 Ibicoara Tarde Chapada
14 Quarta Tapiramutá Manhã Chapada
14 América Tarde Chapada
15 Quinta Xique Xique Manhã Chapada
16 Sexta Boa Vista do Tupim Manhã Chapada
19 Segunda Boquira Dia todo Chapada
20 Terça Ibitiara Manhã Chapada
20 Novo Horizonte Tarde Chapada
21 Quarta Cardeal da Silva Manhã Litoral Agreste
21 Entre Rios Tarde Litoral Agreste
22 Quinta Inhambupe Manhã Litoral Agreste
22 Olindina Tarde Litoral Agreste
23 Sexta Aramari Manhã Litoral Agreste
23 Itanagra Tarde Litoral Agreste
26 Segunda São Félix do Coribe tarde Chapada
A CONFIRMAR Jaboatão dos Guararapes Pernambuco