O Icep parabeniza a sua líder pioneira Cybele Amado

Cybele Amado assume a Diretoria de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do Ministério da Educação (MEC).

Fotos Cybele Amado e associados

Associados homenageiam a nova Diretora Nacional de Formação do MEC

Com imensa alegria, parabenizamos a nossa líder pioneira, Cybele Amado, convidada para assumir a Diretoria de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação (DIFOR), da Secretaria de Educação Básica (SEB), órgão do Ministério da Educação (MEC) que atua na formulação de políticas de formação continuada para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Um grande desafio que faz jus à sua longa trajetória na busca por uma educação pública de qualidade para todos.

Nascemos do sonho dessa professora, que  ao chegar no distrito de Caeté-Açu, na Chapada Diamantina, deparou-se com uma triste realidade ao ver crianças e jovens que não sabiam ler e escrever. Inconformada, mobilizou doze municípios para transformar a realidade das escolas, promovendo uma revolução na educação do território. Alguns anos depois, em 2006, o então Projeto Chapada tornou-se Instituto Chapada de Educação e Pesquisa e hoje atua em mais de 30 municípios, em cinco territórios, na Bahia e em outros estados do Brasil.  

Somos frutos desse sonho e temos um enorme orgulho da educadora e empreendedora social que vem atuando incansavelmente pela Educação, sempre motivada pelo trabalho em colaboração com as redes de ensino. E que vem promovendo esforços conjuntos de mobilização da sociedade, entes públicos e instituições privadas, fomentando políticas públicas que visem a qualificação e melhores condições de trabalho para os educadores e a melhoria das aprendizagens dos estudantes.

Sabemos que este novo passo é a continuidade de um sonho pessoal e coletivo, que representa a possibilidade de fortalecimento da Educação Básica em nosso país. Estaremos juntos e juntas, lutando pela qualidade da Educação, pela redução do número de crianças não-alfabetizadas, pela formação continuada de educadores em serviço, melhoria das condições de trabalho dos profissionais das escolas, por um ambiente educativo que proporcione a aprendizagem, por uma gestão escolar democrática e pelo direito de aprender de todas as crianças do Brasil. 

Desejamos muito sucesso em sua nova trajetória, seguindo com a missão de transformar vidas através da Educação. Seguiremos com o sonho de ver a Educação Pública reconhecida como direito essencial para a formação de sujeitos plenamente alfabetizados, comprometidos com a paz, a democracia e a justiça social.