Justiça curricular: as possibilidades do currículo escolar na construção da Justiça Social

O terceiro Ciclo de Debates sobre Educação apresenta, em três lives abertas ao público, reflexões em torno das problemáticas da atualidade: questões socioambientais, direitos humanos, justiça curricular e diversidade étnico-racial – que convocam a reconstrução de uma escola necessária e possível para a formação integral do sujeito.

 

O primeiro encontro de Ciclo teve como tema Justiça curricular: as possibilidades do currículo escolar na construção da Justiça Social, com a professora doutora Branca Ponce e mediação da professora doutoranda Thais Costa. A transmissão está disponível no canal do Youtube do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. A série de lives integra os planos de trabalho dos projetos de formação continuada realizados nos municípios de atuação do Icep, promovidos pelos parceiros privados: Bracell Social, Instituto Arapyaú e Itaú Social.

Assista: Live Justiça Curricular. Com Branca Ponce

Neste encontro, Branca Ponce discorreu sobre o currículo como instrumento de superação das desigualdades, pautado na construção coletiva e ancorado em três dimensões: conhecimento, cuidado e convivência democrática. O debate proporcionou uma visão crítica sobre as políticas curriculares, além de promover o diálogo a partir das perguntas dos participantes. Por justiça curricular compreende-se o percurso de um currículo pautado em direitos civis, sociais, políticos e humanos, direitos a serem afirmados, que devem ser garantidos por meio do currículo escolar. “Um currículo de resistência é a resistência a um mundo desigual, injusto, porque o nosso mundo precisa de resistência”, explanou a convidada.

Sobre o Ciclo de Debates   

O Ciclo de Debates integra os planos de trabalho dos projetos realizados nos territórios de atuação do Icep, promovidos pelos parceiros: Bracell Social,  através do Projeto de Educação Continuada, realizado nos municípios que compõem o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Agreste Litoral Norte; Instituto Arapyaú, com o Projeto Compromisso com a Educação Pública, no Litoral Sul;  o Itaú Social, Programa Melhoria da Educação, em execução no estado do Piauí para os Arranjos de Educação GE4 e GE5. Além do Arranjo de Desenvolvimento da Educação Chapada Diamantina e Regiões e do Território Região Metropolitana, composto pelas cidades de Salvador e Camaçari.