14 de setembro de 2016

MOBILIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA

Todas as ações dessa frente estão diretamente relacionadas com a continuidade das práticas pedagógicas dos municípios. O Instituto dá enfrentamento às questões relacionadas com as descontinuidades.

.

Abrem-se, assim, as portas para a reflexão acerca das descontinuidades históricas das políticas sociais e seus efeitos nos resultados esperados. Nossa contribuição com esse trabalho visa garantir continuadamente ações que garantam o direito a uma educação de qualidade, como seminários avaliativos e fóruns de educação. A cada eleição municipal, mobilizamos o compromisso dos novos gestores pela continuidade do processo construído, compreendendo que, além da necessidade de boas propostas para a qualificação das políticas educacionais, também é preciso garantir que elas tenham continuidade.

Chapada pela Qualidade da Educação

A abertura da campanha Chapada pela Qualidade da Educação (em julho de 2004) revela a mobilização e legitimidade do Projeto Chapada e sua capacidade de influir nas políticas públicas educacionais da região.

Fóruns de Educação

Realizados como parte da campanha e nos anos de eleição municipal, os Fóruns de Educação têm o objetivo de mobilizar a sociedade e instaurar um movimento em prol da qualidade na educação pública. Em 2008, foram realizados 20 encontros com uma média de 1.700 pessoas presentes.

Para tanto, os coordenadores pedagógicos, diretores escolares, professores, pais e comunidade realizaram encontros mensais para discussão sobre as necessidades da educação local e organizaram, em cada núcleo, grupos representativos para o fórum. Os candidatos às eleições foram convidados a participar dos fóruns como cidadãos e a contribuir na construção coletiva das propostas. Ao final de cada encontro, e em plenária aberta, foi redigida a carta de intenções e compromissos com todas as propostas aprovadas. Uma vez eleitos, os prefeitos recebem um “banner” com estas propostas para serem afixados nas secretarias de educação, visíveis a toda a população.

Com isso, conseguiu-se influenciar que a disputa eleitoral represente, cada vez mais, uma oportunidade de fortalecimento democrático. E assim atravessamos a eleição de 2008 sem interrupção das ações e com o apoio crescente da população. Após as eleições, o Instituto organizou reuniões com os prefeitos eleitos, vereadores e secretários da gestão anterior, colocando na pauta o compromisso de todos pela educação. Nessas reuniões todos foram convocados para construir a transição política e refletir acerca dos caminhos trilhados.

É importante lembrar que as articulações não se restringem à dimensão intermunicipal ou da rede de ensino, mas terminam por dar visibilidade ao fato de que as políticas públicas não podem ser pensadas como unidades estanques: a educação, a saúde, o transporte, etc. O trabalho integrado entre secretárias e todas as áreas é igualmente essencial.