Passo a passo para organizar o Fórum dos Estudantes

Durante a Campanha pela Educação, é fundamental assegurar o espaço de participação e reivindicação dos estudantes. Isso pode ser viabilizado em atividades na sala de aula.

1º passo

Discussão em sala de aula
O professor será o condutor da primeira atividade que antecede o Fórum dos Estudantes, que deverá acontecer em sala de aula no momento considerado propício pelo professor, desde que este coincida com o período de preparação dos minifóruns escolares. Ele explica aos alunos o que é a Campanha pela Educação, as etapas e os objetivos e escreve no quadro a pergunta:

O que nós, estudantes, desejamos para termos uma Educação pública de qualidade?

Em seguida, o professor sistematiza junto com os estudantes algumas questões que precisam ser resolvidas na escola e, com base nelas, identifica os desejos de mudança em direção a uma Educação de qualidade.

2º passo

Elaboração das propostas da turma
A elaboração das respostas pode ocorrer de diferentes formas, dependendo das características da classe. O professor apresenta a questão, os alunos a discutem em subgrupos e, na sequência, redigem uma proposta coletivamente, ou o professor apresenta a questão e conduz a discussão com toda a turma, registrando as respostas no quadro. De cada turma deverá sair uma lista de propostas.

3º passo

Eleição do representante da turma
O professor pergunta à turma quem quer ser candidato a representante da turma no Fórum dos Estudantes e coloca o nome dos interessados no quadro. A eleição pode ser por aclamação ou por voto secreto – a turma também pode discutir isso e decidir qual o melhor procedimento.

4º passo

Os representantes das turmas se reunirão no Fórum dos Estudantes da escola, que será mediado pelo coordenador pedagógico ou pelo diretor escolar – para discutir as propostas de todas as turmas e chegar a uma lista única. Esse documento final deve ser encaminhado para o minifórum daquela escola e incorporado às discussões.