Passo a passo para a realização dos Fóruns Escolares

1º passo

Utilize os espaços de reuniões já estabelecidos pelo calendário escolar para que os participantes debatam e elaborem respostas para a pergunta norteadora:

O que nós, profissionais da escola, professores, diretores, coordenadores, colaboradores e pais desejamos para os nossos estudantes em termos de uma Educação pública de qualidade?

É fundamental que o grupo tenha em mãos o Plano Municipal de Educação e o Plano de Ações Articuladas (PAR) do município para que as propostas elaboradas estejam alinhadas às deliberações registradas naqueles documentos.

2º passo

As propostas elaboradas pelas escolas devem ser organizadas dentro de cinco dimensões do PAR:
1| Gestão educacional Ações de articulação e desenvolvimento do sistema de ensino, iniciativas que visem a universalização da Educação Básica, melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem na idade adequada, comunicação com a sociedade, suficiência e estabilidade da equipe escolar e gestão financeira.

2| Formação de professores e dos profissionais de serviço e apoio escolar Ações relativas à formação inicial e continuada de professores na Educação Básica e na atuação em Educação Especial, escolas do campo, comunidades quilombolas ou indígenas e formação do profissional de serviços e apoio escolar.

3| Práticas pedagógicas e avaliação Elaboração e organização das práticas pedagógicas, avaliação da aprendizagem dos alunos e tempo para assistência individual/coletiva aos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem.

4| Infraestrutura física e recursos pedagógicos Instalações físicas gerais, integração e expansão do uso de tecnologias da informação e comunicação na educação, recursos pedagógicos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que considerem a diversidade das demandas educacionais.

5| Alimentação escolar Ações relacionadas à melhoria da merenda escolar.

3º passo

As propostas elaboradas nos minifóruns escolares devem compor um documento que servirá de base para os debates no Fórum de Educação e, posteriormente, no Dia E. Cada escola do município produzirá o seu documento.