Instituto Chapada promove evento de abertura das Atividades Letivas Formativas de 2021

O encontro reuniu mais de cem integrantes da Rede Icep, entre formadores, especialistas, colaboradores e associados fundadores. Foi um momento de emoção, reflexões e preparação para as atuações do ano.

A Abertura das Atividades Letivas do ano marca momento em que a rede Icep ritualiza o início das ações municipais e territoriais. A novidade este ano é que acontecerão também formações interterritoriais, que reunirão equipes técnicas dos territórios de atuação. Além das ações formativas e de mobilização sociopolítica, a Escola de Formação de Formadores também foi apresentada como um dos destaques do plano de trabalho de 2021.

Os participantes puderam acompanhar uma emocionante retrospectiva da atuação do Instituto nos dois últimos anos, com apresentação dos avanços e resultados, entre eles a entrega de Referenciais Curriculares Municipais em diversos municípios e a sistematização da metodologia Territórios Colaborativos pela Educação.

O momento também foi de homenagens ao centenário do mestre Paulo Freire e reflexões acerca da Educação no contexto atual, através das palestras: “Educação Digital: notas para uma escola possível”, com Edméa Santos e “As relações interpessoais na escola”, tema apresentado por Cândida Muzzio.

Continuidade das ações e novas parcerias

A atuação territorial segue abrangendo os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) do Agreste Litoral Norte, que contam com apoio da Bracell; no ADE Chapada Diamantina e Regiões, com apoio do Itaú Social, no Território Litoral Sul com apoio do Instituto Arapyaú; e Salvador, através do programa Nossa Rede, promovido pela Secretaria Municipal de Educação – Smed. O ano também começa com novas parcerias:  o retorno para o estado de Alagoas, no município São Miguel dos Campos e uma nova frente de trabalho em  São José do Rio Preto, São Paulo.

Escola de Formação de Formadores

A Escola de Formadores é um programa de formação continuada para os profissionais que são formadores do Icep, mas que em breve será ampliado para profissionais externos. As formações são conduzidas por profissionais especialistas nos temas abordados.

Este ano as formações contam com os temas e especialistas: Equidade e as questões étnico raciais (Eliane Boa Morte), Avaliação, ensino e mediação docente (Daniel Helene), Educação Infantil/creche e os Referenciais Curriculares (Silvana Augusto), Alfabetização (Giovana Zen e Cláudia Molinari), Gestão Escolar (Silvana Lapietra Jarra e Débora Vaz). A formação do professor de Matemática dos anos finais (Suzete Borelli), Mobilização sociopolítica (Cristiane Felix), Comunidade de Aprendizagem (apoio técnico do projeto Comunidade de Aprendizagem).

ABERTURA DAS ATIVIDADES LETIVAS FORMATIVAS_2021