ICEP participa do Ilê Aiyê Convida Graça Machel

[envira-gallery id=”499″]

A diretora presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), Cybele Amado, participou do Ilê Aiyê Convida Graça Machel, dia 06 de setembro, às 15h30, na Senzala do Barro Preto, no bairro do Curuzu, em Salvador.
Na oportunidade, o Ilê apresentou seus projetos sociais e o tema do Carnaval 2018: Mandela – A azania celebra o centenário de seu Madiba. Cybele Amado teve a chance de apresentar a Graça Machel o trabalho desenvolvido pelo ICEP, para a melhoria do aprendizado dos estudantes da escola pública.

Política moçambicana e viúva de Nelson Mandela, Graça Machel é uma das mais importantes ativistas africanas. Esteve em Salvador a convite do Projeto Fronteiras Braskem do Pensamento. Em 1976, casou-se com Samora Machel e se tornou a primeira-dama de Moçambique, atuando como ministra da Educação e Cultura no governo por 14 anos.

Após a morte do marido, seguiu com a atividade política e, em 1990, foi nomeada pela ONU para o Estudo do Impacto dos Conflitos Armados na Infância. Em 1998, casou-se com Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul, falecido em 2013. Pelos seus dois casamentos, tornou-se a única pessoa no mundo a ser primeira-dama de mais de uma nação. Machel também fundou a Graça Machel Trust, uma organização que auxilia mulheres empreendedoras no continente africano.