ICEP integra a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação

Representando o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Chapada, a Diretora de Relações Institucionais, Fernanda Novaes, participa do 1º Encontro do Ciclo de Formações promovido pela Rede. Também, esteve presente o secretário de Educação do município de Seabra, Enoque Francisco de Jesus.

AGOSTO_CHAPADA_FERNANDA_ENCONTRO ADE (21.08 (7)

                                                           Foto: divulgação

Estivemos presentes no 1º Encontro do Ciclo de Formações, promovido pela Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, que aconteceu no dia 20 de Agosto em São Paulo (SP). O encontro reuniu 30 gestores representantes de iniciativas de colaboração em educação (ADEs e Consórcios) para o seu primeiro encontro seu Ciclo de Formações. Com o tema Pedagogia da Colaboração, foram realizadas uma diversidade de dinâmicas coletivas e atividades com a proposta de fortalecer a rede e potencializar as relações interpessoais nos territórios.

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Chapada foi representado no evento pela Diretora de Relações institucionais do ICEP, Fernanda Novaes e pelo secretário municipal de Educação de Seabra, Enoque Francisco de Jesus. ICEP é uma das organizações do Nordeste que integram a Rede.

Para Fernanda Novaes, Diretora de Relações Institucionais do ICEP, a participação do Instituto na Rede é de fundamental importância. “Nós somos pioneiros no Regime de Colaboração. Iniciamos em 1999 mais por intuição do que por intenção, com o investimento focado na formação continuada com os municípios, num projeto inicial com proposta de atividades para quatro anos. A união dos doze municípios daquela época, se mantém e amplia com o decorrer dos anos, com resultados expressivos neste território. Agora estamos buscando potencializar essa rede em outras áreas para além da formação”, explica a gestora.

No mês de julho (14 a 17.07) também estivemos presentes no Encontro de Integração e Planejamento Estratégico – em Votuporanga/SP, encontro que deu início às ações da REDE e reuniu líderes de 15 iniciativas de Colaboração Intermunicipal em educação de 08 estados brasileiros para pensar seu futuro e suas ações a serem desenvolvidas para potencializar o regime de colaboração no país. Deste encontro surgiu a proposta da realização dos ciclos de capacitação com objetivo de fortalecer a rede no país. Estão previstos mais três ciclos de capacitação até fevereiro de 2020.

A Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação é a união de forças institucionais, tanto pública quanto privadas, que atuam em regime de colaboração como instrumento de gestão pública para a melhoria da qualidade da educação no Brasil, como consórcios intermunicipais, arranjos de desenvolvimento da educação (ADE), associações de municípios, entre outros.

A Rede tem o objetivo de articular, apoiar e coordenar ações que promovam o desenvolvimento de territórios colaborativos e que contribuam para a melhoria da educação nos municípios. Por meio de seu principal parceiro, o Itaú Social, a Rede busca aperfeiçoar a fortalecer o trabalho colaborativo entre as redes de ensino.

Sobre o ADE Chapada

O Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Chapada Diamantina (ADE) teve seu início no ano de 1999, com a união de 12 municípios do território da Chapada, com o objetivo de diminuir o índice de evasão escolar, reprovação e a distorção idade/série. Fomentado inicialmente pelo Instituto Chapada, atualmente o ADE Chapada contempla mais de 20 municípios do território que atuam em prol da melhoria da educação no território, através da formação continuada de professores, técnicos e gestores, da mobilização sociopolítica e da produção de conhecimento (gestão da aprendizagem).

O ICEP atua junto ao ADE através da tecnologia educacional criada pelo Instituto, chamada “Territórios Colaborativos pela Educação”, que propõe uma corresponsabilização social pelo desenvolvimento da educação, na medida em que articula os setores público, privado e a sociedade civil para promover a melhoria da qualidade da educação. É um modelo de trabalho horizontal e em rede, no qual um grupo de municípios busca trocar experiências e apontar conjuntamente soluções na área da Educação.

Veja mais fotos na galeria:

[envira-gallery id=”1915″]