ADE AGRESTE: Gestores recebem banner com propostas elencadas pela população para melhoria da Educação municipal

O documento foi escrito durante realização da Campanha Mobiliza pela Educação, no período eleitoral de 2020, quando representantes da rede de educação e comunidade elencaram propostas para a educação

 Municípios integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação ADE Agreste Litoral Norte

 

INHAMBUPE_ENTREGA DOS BANNERS_MOBILIZA_OUT 2021 (9)Bracell e Icep entregam documento em formato de banner com propostas para a Educação. Foto: Ascom Inhambupe.

O documento foi escrito durante realização da Campanha Mobiliza pela Educação, no período eleitoral de 2020, quando representantes da rede de educação e comunidade elencaram propostas para a educação a partir da pergunta: “O que nós, professoras/es, familiares, estudantes, queremos para a Educação do nosso município nos próximos quatro anos?” Agora, o documento que foi transformado em um banner está sendo entregue aos prefeitos e secretários de Educação dos municípios que participaram da ação.

A campanha Mobiliza pela Educação foi realizada durante as eleições e convidou toda a rede de educação e comunidade a pensar soluções para a educação municipal nos próximos quatro anos de gestão. As propostas foram elaboradas em Fóruns Escolares e Fóruns Municipais, com ampla participação de diversos representantes da sociedade. Depois foram transformadas em um documento e os candidatos ao executivo e ao legislativo, de todas as coligações, foram convidados a participar do “Fórum Municipal – Dia E”, onde assinaram esse compromisso público com a população. O documento assinado pelos candidatos foi impresso em um banner e agora está sendo entregue aos gestores municipais eleitos – prefeitos e secretários de Educação.

Participam da entrega do documento a analista de Responsabilidade Social da Bracell, Milena Oliveira, a diretora de Relações Institucionais do Icep, Fernanda Novaes e Reinaldo Vieira, responsável pela articulação do Mobiliza pela Educação nos municípios. “Voltar aos municípios, entregando o banner/documento assinado tem sido reafirmar o compromisso deste gestor e desta secretária/o com a qualidade da educação pública, nos diversos eixos: capacitação dos educadores, merenda escolar, infraestrutura e transporte”, sintetiza Fernanda.

Monitoramento das Propostas

As propostas também foram entregues aos membros da Comissão de Avaliação das Ações dos Fóruns de Educação (Caafe) que farão o trabalho de acompanhamento das ações junto à gestão municipal. Esse documento será a base de diálogo entre o gestor municipal e secretário, junto à Caafe, visando a execução das propostas assinadas. A Caafe visa também busca garantir a continuidade das políticas de sucesso e apoiar a implementação das novas propostas.

A comissão deve ser ampla e representativa. Podem participar da Caafe os conselhos da Educação, equipe técnica, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, professores, estudantes, famílias, membro da comissão de avaliação do Programa Municipal de Educação (PME), demais representações da sociedade civil que atuam com educação e a comunidade em geral – escritores, artistas locais, representantes religiosos.

 Sobre o Mobiliza pela Educação

 O Mobiliza pela Educação é uma ação de mobilização sociopolítica do projeto de Educação Continuada, realizado pela Bracell em parceria técnica com o  Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – Icep, que visa garantir a manutenção das boas práticas educativas dos municípios após a transição de gestão política. Na campanha de 2020 participaram os municípios de Cardeal da Silva, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe e Santo Estêvão, representando o Território Litoral Norte e Agreste Baiano.

Projeto de Educação Continuada

 O Projeto de Educação Continuada tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da educação básica das redes públicas de municípios situados na área de influência da Bracell, com foco na Educação Básica (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental). Tem como eixos de atuação a formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes técnicas das secretarias de Educação. E a mobilização sociopolítica, que visa ampliar o debate e a participação da Rede e comunidade local para a promoção de uma Educação pública de qualidade para todas e todos. Atualmente, participam do projeto de Educação Continuada os municípios que integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Agreste Litoral Norte: Acajutiba, Alagoinhas, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Conde, Esplanada, Entre Rios, Inhambupe e Santo Estêvão.

Acesse a galeria de fotos: