14 de setembro de 2016

FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES

O Programa de Formação Continuada é realizado nas redes municipais que assumem metas para a educação, condizentes com a democratização do conhecimento da leitura e da produção de texto na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da Educação Básica.

A formação é oferecida a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e equipes técnicas municipais e realizada em regime de longa duração, organizada em blocos anuais, tendo em vista a progressão das aprendizagens dos educadores em formação e dos estudantes beneficiados pelo programa.

Até o momento, são cinco as fases de formação. Na Fase 1, encontram-se os municípios que acabaram de ingressar na rede e, nas seguintes, os municípios veteranos, cujo currículo da formação flexibiliza-se em função dos avanços conquistados e da autonomia na gestão da educação pelos formadores locais. O programa é monitorado por indicadores de aprendizagem que progridem ao longo de tais fases.

Por fim, o programa estabelece como premissa a constituição de uma Comunidade de Aprendizagem, organizada para a profissionalização e legitimidade dos educadores e gestores em formação, promovendo, assim, uma gestão participativa e interativa no sentido de alcançar as metas e os objetivos propostos na parceria.

As atividades desenvolvidas na Formação de Educadores são:

Cursos Pedagógicos com os Coordenadores

Especialistas em educação analisam as práticas dos coordenadores, sob uma perspectiva de desenvolvimento permanente.

Encontros de Formação

Espaços de encontro entre os coordenadores pedagógicos e uma coordenadora regional do ICEP, no quais se discutem temas transversais (como ética, cultura, filosofia e psicologia da educação), buscando a criação de conhecimentos coletivos.

Encontros de Diretores e Coordenadores

Dedicados a analisar os desafios da gestão escolar.

Comitê Executivo

Com a participação dos secretários de educação dos municípios parceiros, nessas reuniões são definidos trabalhos conjuntos entre os atores institucionais e cronogramas de trabalho. Também são espaços permanentes de avaliação dos resultados parciais e do cumprimento dos objetivos e das metas propostas.

Reunião com prefeitos, secretarios municipais de educação, representantes de OSCs e do Instituto Chapada

Tem por objetivo a avaliação do trabalho realizado e a redefinição dos objetivos e das ações empreendidas em parceria com o Instituto Chapada.

Reunião de Acompanhamento

A coordenação pedagógica do Instituto Chapada se reúne com os formadores para organizar e supervisionar a execução dos Cursos Pedagógicos, analisar a organização técnica e operacional dos Encontros de Formação.

Visitas às Escolas

Coordenadores Pedagógicos se dirigem às escolas da zona rural para supervisionar o desempenho dos professores, resolver dúvidas, analisar a relação entre os conteúdos didáticos e a realidade do entorno da escola e promover a realização de grupos de estudo e oficinas de capacitação.

Ação Complementar

Durante as Visitas às Escolas, os coordenadores pedagógicos avaliam a ação dos professores. Esta avaliação é discutida em conjunto com os avaliados na Ação Complementar, na qual ocorre a formação continuada dos professores.