Dirigentes municipais da Chapada Diamantina ampliam debate sobre ações consorciadas na Educação

O Icep foi um dos apoiadores do “Encontro Formativo sobre Ações Consorciadas no Âmbito Educacional” que também teve como parceiros o Itaú Social, a Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime/Bahia.

 O Encontro formativo sobre ações consorciadas no âmbito educacional reuniu Dirigentes Municipais de Educação da Chapada Diamantina, no município de Lençóis (21.11.19) teve com a proposta ampliar a atuação da Câmara Técnica de Educação do consórcio, possibilitando a realização de compras coletivas e outras ações consorciadas. O evento foi realizado pelo Consórcio Chapada Forte e contou com o apoio do Itaú Social, da Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação, do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – Icep e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime/Ba.

SITEDirigentes municipais e parceiros como o Icep, O Itaú Social, a Rede de Colaboração Municipal em Educação e a Undime-Bahia promovem encontro para fortalecer ações consorciadas na Educação.

Para a Coordenadora do Consórcio Chapada Forte e Dirigente Municipal de Educação e Iraquara, Simone Neves Pinto, o evento fez com que todos tivessem consciência da dimensão do que é a câmera técnica “Com as palestras, a gente compreendeu como é feita essa compra compartilhada e quantos benefícios ela pode trazer para as prefeituras e melhoria da educação. Saímos empolgados para tomar mais atitude” e ainda revela planos pós encontro: “A nossa ideia é de que no próximo ano já consigamos”. O prefeito do município de Lençóis, Marcos Airton, fala da satisfação de ter sediado o encontro “Esse evento foi fantástico, agradecemos essa participação. Esperamos que esse seja o primeiro de muitos encontros desse aqui”.

Durante o evento, o Superintendente do Consórcio Conisul, Louristel Erlan, abordou o tema da compra compartilhada e detalhou a parte técnica do processo. A apresentação foi voltada também para a pauta de compra de material didático. Louristel explica que estas ações podem ter como reflexo a diminuição da evasão dos alunos nas escolas: “É gratificante ver a alegria ver dos alunos e dos pais, pois, muitas vezes eles não conseguiriam comprar um material de qualidade e graças ao consórcio, eles têm os materiais”, constata o superintendente.

Para Elter Bastos, prefeito do município de Wagner, a colaboração é muito importante para os pequenos municípios, como é o caso de Wagner, que tem parceria técnica com o Icep. Ele revela ainda que acredita que a união dos municípios para realizar compra compartilhada reflete nos orçamentos para melhoria em toda a gestão. É o que reitera o Secretário de Educação do município Ricardo Bebel, “Ficou muito claro que quando as compras são feitas de maneira
consociadas há uma redução extremamente considerativa nos custos”.

FOTOS ASCOM PREFEITURA LENÇÕIS (2) FOTOS ASCOM PREFEITURA LENÇÕIS (8)

O Encontro formativo atende a uma demanda dos consorciados de ampliar o conhecimento sobre as possibilidades de atuação da Câmara Técnica de Educação, para que possa fortalecer suas ações, a exemplo da realização de compras coletivas, para redução de custos e otimização dos recursos públicos. Visando ampliar e fortalecer a atuação dos consórcios pelo desenvolvimento da educação na Chapada Diamantina.

Estiveram presentes representantes de Consórcios que possuem Câmaras Técnicas em Educação, e que integram a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, como os Consórcios Cisama (SC), CDS LS (BA), Ciapra (BA) e Cogiva (PB). Também participaram do encontro o Diretor Territorial da Chapada Diamantina – Undime-Ba, Enoque Francisco de Jesus; a Dirigente Municipal de Educação de Andaraí e Coordenadora do Fórum de Dirigentes e representante da Undime no Território, Isa Dourado Neto de Abreu Bacelar; a Diretora de Relações Institucionais do Icep Fernanda Novaes e a Coordenadora Pedagógica Territorial do Icep Janara Luiza Botelho.

Veja o vídeo sobre o encontro (Ascom Lençois)

  1. Veja as fotos do encontro na nossa galeria: [envira-gallery id="2133"]