Chegada de Fernando Rossetti completa o time do Conselho Diretor do Icep

Novo Diretor Executivo passa a integrar o conselho gestor da organização, formado também pela Diretora de Relações Institucionais, Fernanda Ramos, e pela Diretora Pedagógica, Elisabete Monteiro.

 

2Com mais de duas décadas de atuação, o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) realiza desde 2019 processo de reestruturação, dada a saída de sua fundadora, a empreendedora social Cybele Amado  — hoje integrante da Assembleia Geral da organização e Diretora Geral do Instituto Anísio Teixeira, órgão de formação docente do Governo da Bahia.

O novo Estatuto do Icep, aprovado em 2021, reformulou a estrutura de governança, substituindo a posição de Presidente por um Conselho Diretor, composto por três diretorias: Relações Institucionais, Pedagógica e Executiva. Enquanto as duas primeiras foram preenchidas desde o início, a Diretoria Executiva ainda estava vaga, em decorrência de desafios institucionais provocados pela pandemia de Covid.

Para apoiar o Icep nesse processo de reestruturação e desenvolvimento institucional, foram contratados os assessores Marcus Fuchs e Fernando Rossetti. Entre outros apoios, essa assessoria facilitou um planejamento estratégico participativo, que envolveu mais de 30 pessoas da equipe e das instâncias de governança. O planejamento reformulou a Visão e Missão da organização e estabeleceu Objetivos, Estratégias e Metas para o triênio 2022-24.

Neste ano de 2022, os associados que compõem a Assembleia Geral deliberaram que era chegada a hora de completar o time do Conselho Diretor e, após um processo rigoroso, integraram à Direção Executiva, neste mês de setembro, o jornalista e gestor de organizações da sociedade civil Fernando Rossetti — que até então estava atuando como consultor.

Um percurso guiado por educação e desenvolvimento institucional

Fernando Rossetti tem uma trajetória ligada à Educação e uma sólida experiência em gestão de empreendimentos socioambientais, o que o conectou ainda mais ao Icep. “De repente, todas as dimensões de meu histórico profissional pareceram se encontrar: estava trabalhando o desenvolvimento institucional de uma organização da sociedade civil que atuava com educação e pesquisa”, justifica Rossetti.

Filho de pai e mãe cientistas e professores universitários, Fernando Rossetti é licenciado em Ciências Sociais pela Unicamp. Foi repórter de educação e ciência da Folha de S.Paulo ao longo de toda a década de 1990 e colunista do Canal Futura por 16 anos.

Sua primeira posição como Diretor Executivo foi na Cidade Escola Aprendiz, organização da sociedade civil (OSC) que ele cofundou com seu colega jornalista Gilberto Dimenstein. Depois disso, dirigiu também, por oito anos, o GIFE — principal associação de organizações de investimento social privado do país —, e o Greenpeace Brasil.

Desde 2014, Rossetti atua como consultor em processos de transformação social e de fortalecimento institucional de organizações e movimentos, ora associado à empresa social internacional Reos Partners, ora como consultor independente — como foi o caso da assessoria ao Icep.

Casado e pai de três filhas, o novo Diretor Executivo do Icep mora há seis anos em Serra Grande, município de Uruçuca, no Sul da Bahia — onde é Presidente voluntário do Conselho de Administração da OSC Tabôa – Fortalecimento Comunitário.

A chegada de Fernando Rossetti completa o time do Conselho Diretor e representa um momento de consolidação de todo esse intenso processo de reestruturação e desenvolvimento institucional pelo qual o Icep vem passando há três anos. É um ciclo que se encerra e um novo tempo que se inicia com muita esperança e novos desafios. Mas sempre acreditando que somente juntos é possível construir uma educação pública de qualidade!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “Chegada de Fernando Rossetti completa o time do Conselho Diretor do Icep

  • Uma honra para o Icep, e em especial para mim, contar com Fernando nessa trajetória de fortalecimento da nossa instituição. Sim, juntos é possível!

Os comentários estão fechados.