Bracell e Icep promovem debate online sobre Educação e série sobre leitura

O Projeto de Educação Continuada, realizado pela Bracell em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), promove, a partir deste mês, Ciclos de Debate online (lives) e a série de vídeos Ler em Rede.

As ações integram o Plano de Formação do Programa Educar com Você para o período de distanciamento social em decorrência da pandemia da Covid-19. As lives serão no Instagram do Icep (@institutochapada), sempre às segundas-feiras, 15h. Já a série de vídeos Ler em Rede será disponibilizada às quartas-feiras no Facebook e Instagram do instituto. A primeira live acontece no próximo dia 25 e o primeiro vídeo será exibido no dia 27.

 As atividades foram definidas em parceria com profissionais renomados em temas que envolvem as discussões na área educacional na atualidade e como a educação está se adaptando a esse novo cenário. Os Ciclos de Debate abordam, em cinco lives, os desafios dos profissionais e redes de educação no momento atual. A série Ler em Rede, também com cinco episódios, tem como principal objetivo colaborar com os educadores no planejamento de situações didáticas que estimulem a reflexão sobre as práticas de leitura para crianças, jovens e adultos.

Para Mouana Fonseca, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell, estas iniciativas proporcionam aos educadores do território litoral norte e agreste da Bahia, a continuidade do debate e o aprofundamento de temas relevantes para o aprimoramento profissional dos participantes. “Os encontros online tornam possível a integração entre a equipe do Icep e os educadores de uma forma diferente e adequada ao momento, mas igualmente rica para a troca de experiências”, destaca Mouana.

Para Elisabete Monteiro, Diretora presidente do Icep, essas ações em parceria Icep/Bracell representam a profunda compreensão de que a colaboração, nesse momento tão difícil, representa um caminho para seguirmos aprendendo juntos e contribuindo para a reflexão dos nossos educadores e familiares. Outro aspecto interessante é a oportunidade de participação de pessoas de outros municípios das mais diversasas regiões do país, já que tanto as lives quanto os vídeos serão disponibilizados para todos os interessados em discutir a educação.

Lives – As transmissões ao vivo contarão com a presença de Eliane Boa Morte, doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que irá abordar ‘A questão da equidade antes, durante e após a Pandemia da Covid-19: entrelaçando dados e reflexões’. ‘A relação entre currículo e alfabetização no período da pandemia pela covid-19’ será debatida por Telma Weisz, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), e Giovana Zen, doutora em Educação pela UFBA. A live ‘Diálogo com familiares e comunidade: cuidar e apoiar durante o período de isolamento’ será com Janara Botelho, psicopedagoga institucional, clínica e hospitalar e Coordenadora Pedagógica do Icep. Elisabete Monteiro, diretora-presidente do Icep, Ana Falcão e Raidalva Silva, coordenadoras Pedagógicas do Instituto, serão as mediadoras dos debates.

 

Vídeos – A série Ler em Rede será apresentada por Silvana Augusto, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (Feusp), que abordará ‘As práticas de leitura para crianças da Educação Infantil’. Já a pedagoga Aline Nascimento, especialista em Política do Planejamento Pedagógico, apresenta os vídeos ‘Práticas de leitura para o ciclo de Alfabetização’ e ‘Quais literaturas devem ser escolhidas para as crianças do 4º e 5º ano?’. O vídeo ‘Que literaturas devem ser escolhidas para os estudantes dos anos finais?’ será apresentado por Cristiana Ferreira, especialista em Alfabetização. Raidalva Silva, coordenadora pedagógica territorial e especialista em Alfabetização de Jovens e Adultos, irá explicar ‘Como escolher bons livros para práticas de leitura para jovens e adultos’.

 

 

Confira a programação completa do ciclo de debates e datas de lançamento dos vídeos da Série Ler em Rede:

6D50073B-D4C0-47D7-9645-4346B83CD95C

SERIE LEITURA EM REDE (1)