Bracell e Icep iniciam as ações do ano do Projeto de Educação Continuada para municípios do território Litoral Norte e Agreste Baiano

Na oportunidade foram apresentadas as principais ações do plano de trabalho do ano e os resultados das ações do ano anterior.
1

O I Encontro Territorial, que aconteceu no dia 09 de junho, marca o início das ações do Projeto de Educação Continuada promovido pela Bracell em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep). Participam do projeto este ano os municípios de: Alagoinhas, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Conde, Entre Rios, Inhambupe, Itanagra e Santo Estêvão, que integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Agreste Litoral Norte. Na oportunidade foram apresentadas as principais ações do plano de trabalho do ano e os resultados das ações do ano anterior.

“A Bracell está muito feliz em continuar esse trabalho que para nós é de extrema importância, apoiando o desenvolvimento e a melhoria da educação no Território”, destaca a Coordenadora de Relações Institucionais e Responsabilidade Social, Claudia Belchior. A coordenadora lembrou ainda que a Bracell atua junto aos municípios desde 2014 e veio ampliando a atuação no Território. No ano passado, mesmo em contexto pandêmico, a empresa manteve o apoio e atuação junto aos municípios.

14

 

Os representantes dos municípios sinalizaram a importância do Projeto: “Que trabalho maravilhoso esse que está sendo desenvolvido pela Educação. Os nossos esforços tem chegado em cada cantinho dos nossos municípios. Emocionante”, destaca a diretora pedagógica de Aramari. “Um trabalho realizado com várias mãos! Parabéns Bracell e Icep. Lindo”, reforça a supervisora da Educação Infantil do município de Araçás, Géssia Marques. Em 2020 mais de 2 mil educadores participaram das ações do projeto.

 

 

Formação Continuada – novas ações19

 Este ano as ações continuam de forma remota, mas de maneira mais abrangente. A Coordenadora Pedagógica Territorial do Icep, Ana Falcão, explica que além das formações municipais e territoriais também acontecerão encontros interterritoriais, que visam a troca de experiências com outros territórios de atuação do Icep.

As ações de formação continuada em âmbito municipal serão ofertadas para professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes técnicas. As ações de âmbito territorial envolvem atividades de mobilização sociopolítica, formação de gestores escolares e produção de lives, que visam fortalecer as atuações das redes.

Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Agreste Litoral Norte

Os municípios atuam em regime de colaboração através do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Agreste Litoral Norte, que visa fortalecer a Educação no Território. “Os arranjos são uma forma de cooperação horizontal e se constituem em uma gestão em rede” explica Eliana Muricy, assessora Jurídica do Icep.

“Parceiro privado, parceiros públicos, municípios e terceiro setor juntos é uma união perfeita para garantir que a qualidade da educação chegue a todos”, declara a diretora de Relações Institucionais do Icep, Fernanda Ramos. “Paulo Freire nos ensina que a colaboração é fundamental, o diálogo é essencial e o olhar do outro é muito importante”,  explica Elisabete Monteiro, diretora presidente e pedagógica do Icep, lembrando que este ano comemora-se o centenário do mestre.

Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação – novos integrantes do Comitê Gestor23

 O Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Agreste Litoral Norte integra a Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação, que reúne 21 iniciativas de Educação do país. “A colaboração não é só para resolver problemas comuns, mas também para potencializar as ações já existentes”, destaca Thamara Strech, representante da Tríade Políticas Públicas, parceiro técnico do Itaú Social para apoiar a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação”.

Este ano a Rede elegeu novos representantes do Comitê Gestor para o biênio 2021-2022, ampliando a participação de membros das iniciativas. Passam a integrar a Rede dois gestores do ADE Agreste Litoral Norte: Rebeca Matos, Secretária de Educação do município de Itanagra, e Jailson Assis, Secretário de Educação de Santo Estêvão.  Os representantes municipais no Comitê Gestor tem a responsabilidade de compartilhar decisões para o fortalecimento das atuações do Arranjo e dos seus territórios de atuação.

Acesse para saber mais sobre o encontro:

I ENCONTRO TERRITORIAL – ADE AGRESTE LITORAL NORTE JUNHO DE 2021 (4)