Instituto Chapada realiza abertura das atividades letivas formativas no ADE Chapada Diamantina e Regiões

O encontro reuniu gestores e equipes técnicas de municípios que integram a iniciativa. E também contou com a presença de representantes do Itaú Social e da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação.

O I Encontro de Equipes Técnicas Territoriais, que aconteceu no mês de abril/21, deu início às atividades letivas formativas do ano, realizadas com os municípios que integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Chapada Diamantina e Regiões em parceria técnica do Icep.

As diretoras do Instituto Elisabete Monteiro e Fernanda Ramos deram boas-vindas aos novos e antigos parceiros e apresentaram as atuações e perspectivas para o ano: além da ampliação das ações de formação continuada e chegada de novos municípios na parceria com o Icep, o ADE concorre ao edital de fortalecimento territorial do Itaú Social. Municípios representantes do Arranjo passam a integrar o Comitê Gestor da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação.

Formação Continuada – novas ações

Este ano as atuações permanecerão acontecendo de forma remota, mas não menos inovadoras. Uma das novidades é que além das formações municipais e territoriais acontecerão também encontros interterritoriais, que visam a troca de experiências entre os territórios de atuação do Icep como o ADE Agreste Litoral Norte, Litoral Sul, Salvador e Região Metropolitana.

Os municípios que estão em etapa avançada na parceria com o Icep também terão encontros formativos com especialistas para debater temas atuais e relevantes da Educação. “A cultura do escrito, a avaliação, a permanente busca pela formação leitora e produção de texto são os conteúdos que perpassam todas as formações”, explica a Coordenadora Pedagógica Territorial do Icep, Janara Botelho.

19

Edital Melhoria da Educação – nova etapa

Os municípios do ADE Chapada, parceiros do Icep na formação continuada, concorrem ao Edital do Programa Melhoria da Educação – categoria regional e avançam para mais uma etapa: “Estamos no momento no planejamento estratégico. A ideia é que a gente possa ter um planejamento regional desse Arranjo” explica a coordenadora de Implementação do Itaú Social, Cláudia Petri.

O edital é uma das ações promovidas pelo Itaú Social para municípios e territórios que integram a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação. O Icep é uma das 21 iniciativas que compõem a Rede juntamente com os ADEs Chapada Diamantina e Regiões e ADE Agreste Litoral Norte. “Esse território é uma referência para o país e para outros dirigentes, pois nos mostra que os municípios conseguem enfrentar juntos os desafios que perpassam a educação”, reflete Thamara Strech, diretora de Projeto e Parcerias da Tríade Políticas Públicas, representante da Rede.

21

Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação – novos integrantes do Comitê Gestor

O Icep integra o Comitê Gestor da Rede que este ano elegeu novos representantes para o biênio 2021-2022, ampliando a participação de membros das iniciativas. Passam a integrar o Comitê, representando o ADE Chapada Diamantina e Regiões, a Secretária de Educação do município de Marcionílio Souza, Sônia Maria de Souza Ramos e Ricardo Berbel, Secretário de Educação de Wagner.

“Os municípios trazem resultados muito significativos quando abraçam a formação continuada. O nosso município se alegra em fazer parte deste Arranjo”, sintetiza o gestor de Educação de Wagner. Os representantes municipais no Comitê Gestor tem a responsabilidade de compartilhar decisões para o fortalecimento das atuações do Arranjo. “Vivemos um momento difícil, mas são 21 anos que estamos juntos nesse regime de colaboração e acreditamos nessa união, através da formação continuada, em prol de uma educação pública de qualidade”, reforça a diretora de Relações institucionais do Icep, Fernanda Ramos.

 

 

ACOMPANHE UM RESUMO DO ENCONTO

I ENCONTRO DE EQUIPE TÉCNICA CHAPADA ABRIL 2021 (6)