“Obrigado, Paulo Freire”

M Paulo Freire logo 1
UFRB e ICEP firmam parceria para a criação de um Memorial Virtual Colaborativo
No dia 19 de setembro de 1921, nascia em Recife Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro e um dos pensadores mais influentes do mundo no século XX. Em reconhecimento a essa personalidade e a forma como marca não apenas o pensamento sobre Educação, mas toda a forma de pensar a sociedade, o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) anunciam a parceria para a criação do “Memorial Colaborativo Obrigado Paulo Freire”.
A iniciativa é da própria UFRB, por meio do Grupo de Pesquisa Formação em Currículo e Cultura (FORCCULT), que faz parte do Programa de Educação Tutorial (PET) do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade. O Memorial conta com o apoio e participação da família do Educador, por meio de sua filha Fátima Freire, e acabou por consolidar em torno de si um grupo de trabalho que se intitulou “Movimento Obrigado Paulo Freire”.
O ICEP participa como parceiro institucional e, além de integrar o movimento como colaborador, atua na viabilização operacional da plataforma, que visa reunir narrativas autobiográficas que relatem do ponto de vista particular a influência de Paulo Freire sobre pessoas e instituições, em quaisquer aspectos: profissional, intelectual, acadêmico, político ou pessoal.
A produção de um memorial virtual de amplo acesso e colaboração permite a agregação das mais diversas vivências do conhecimento difundido por Freire. “Mais do que ser um repositório de memórias, a plataforma virtual pretende refletir sobre a contemporaneidade da obra de Freire e defender o seu legado por meio de estudos, reuniões, mostras, debates, fóruns, rodas de conversa, eventos culturais e mobilizações acadêmicas e sociais para formação de jovens e adultos”, enumera Cláudio Orlando, professor da UFRB responsável pela atividade.
“O ICEP está em plena sintonia tanto com os valores da obra de Freire, como com os objetivos deste movimento que surge dentro da universidade como reflexo da necessidade do mundo atual de análise e engajamento simultâneos como constituintes do sujeito autônomo”, pontua Cybele Amado, Diretora Presidente do Instituto Chapada. Para ela, a inspiração da obra e da história de vida de Paulo Freire “convida cada um de nós a tomar a educação nas próprias mãos”. “É um convite à esperança, à participação”, sintetiza.

Informações:
Bruno Machado
Analista de Comunicação – ICEP
(71) 3052-0901/ 9.8812-8868 | brunomachado@institutochapada.org.br

Um comentário sobre ““Obrigado, Paulo Freire”

  • Parabéns! Tenho orgulho e agradeço pelo o bom trabalho desenvolvido no município de Itaetê. Lamentável o rompimento com o ICEP. A jornada foi uma decepção, sem organização e cada um iniciou trabalhando o que quiser.

Os comentários estão fechados.