Icep inicia formações do Programa Nossa Rede em Salvador

Os encontros firmam a reabertura da parceria técnica do Icep com a Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed) através do Programa Nossa Rede.

O Projeto Pedagógico Nossa Rede do Ensino Fundamental é uma iniciativa liderada pela (Smed), em parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) e visa a consolidação do Sistema Próprio de Ensino Municipal e a formação dos educadores. O Icep irá realizar a formação continuada no Ensino Fundamental para Equipe Técnica, Duplas Gestoras e Coordenadores Pedagógicos dos anos iniciais e Professores dos anos finais; acompanhamentos às escolas dos anos iniciais e acompanhamento às ACs nas escolas dos anos finais.

Uma das propostas do projeto é favorecer a implementação dos Referenciais Curriculares e Cadernos Pedagógicos do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais, documentos que foram produzidos pela Rede em parceria técnica com o Icep. Também visa identificar boas práticas pedagógicas instituídas na rede municipal que estejam de acordo com as bases teóricas e metodológicas dos documentos.

NOSSA REDE_EQUIPE TÉCNICA_09.12.19 (62)Edna Rodrigues (Gerente de Currículo – Smed), Adriana Araújo (Coordenadora Pedagógica Territorial – Icep), Alana Márcia Santos (Coordenadora de Formação Pedagógica –  Smed)  e Elisabete Monteiro (Diretora Presidente e Pedagógica – Icep).

As formações, que iniciaram neste mês de dezembro, contaram com a presença de Diretores Escolares, Técnicos da Secretaria da Educação e das Gerências Regionais – GRs e Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental. A ação pretende mobilizar os diversos atores na implantação dos documentos visando impactar positivamente nos resultados de aprendizagem dos alunos. A Coordenadora Pedagógica Territorial do Icep, Adriana Araújo, explica que “As equipes ficaram animadas em saber que as escolas vão ser acompanhadas de perto e isso é mais um apoio para o desenvolvimento do trabalho”.

Ana Paula, coordenadora pedagógica do  GR Cabula, atesta que esse momento prepara as escolas e as regionais para as ações do próximo ano: “A oportunidade de sugerirmos temas e formas de trabalho ajuda muito, pois a formação passa a ser feita conforme a necessidade da escola”. Já para Nestor Maia, coordenador regional de Cajazeiras “O encontro é uma oportunidade de pensar novos modelos para fortalecer as nossas práticas”.  A Coordenadora Pedagógica da escola Sociedade Tomé de Souza, no bairro do Uruguai, Kalypsa Brito, que também é escritora, teve um dos seus textos publicado no caderno pedagógico de Ciências. “Precisamos como forma de resistência ofertar a leitura às crianças, principalmente em redes públicas que estão em bairros populares”, enfatiza.

A parceria técnica do Projeto Nossa Rede com o Icep teve início em 2015 e desde lá já foram realizados a construção colaborativa dos cadernos pedagógicos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Humanas e da Natureza; construção colaborativa dos Referenciais Curriculares (anos iniciais e finais) e dos cadernos pedagógicos dos anos finais; formação continuada da Equipe Técnica, Duplas Gestoras, Coordenadores Pedagógicos e professores; acompanhamentos às “Escolas Formadoras”; Seminários Regionais e Municipais e Fóruns de Práticas com os professores dos anos finais.

Confira momentos das formações na galeria:

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