GESTORES MUNICIPAIS APROFUNDAM DEBATE SOBRE COLABORAÇÃO INTERMUNCIPAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Assessorias para Gestores promovem formação para o fortalecimento dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação – ADEs nos Territórios da Chapada Diamantina e Regiões e Agreste Litoral Norte.

Com a proposta de fortalecer as ações dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), nos Territórios da Chapada Diamantina e Regiões o no Agreste Litoral Norte, o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – Icep tem investido esforços em ampliar e aprofundar o debate sobre Regimes de Colaboração para o desenvolvimento da educação.

Os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) propõem uma corresponsabilização social pelo desenvolvimento da educação, articulando os setores público, privado e a sociedade civil para promover a melhoria da qualidade da educação. É um modelo de colaboração  horizontal e em rede, no qual um grupo de municípios busca trocar experiências e apontar conjuntamente soluções na área da Educação.

Na Bahia, o Icep é parceiro técnico em dois Arranjos: O Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) da Chapada Diamantina e Regiões, que reúne mais de 20 municípios em cooperação e também recebe o apoio do Itaú Social. E do ADE Agreste Litoral Norte, que reúne oito municípios da Região e recebe o apoio da Bracell Celulose. O Icep tem promovido, junto a estes parceiros, os encontros de Assessorias para Gestores com o objetivo de aprofundar o debate sobre o tema e fortalecer estes Arranjos.

I ASSESSORIA PARA GESTORES - ALAGOINHAS (29.10.19) FOTOS_ICEP (183)Icep e parceiros Itaú Social e Bracell promovem Assessoria para Gestores Públicos para fortalecimento dos ADEs

No mês de outubro, dois encontros reuniram gestores e equipes técnicas destes arranjos, conduzidos pela especialista Eliziane Gorniack, Diretora do Instituto Positivo e pesquisadora sobre o assunto no país. O Instituto Positivo atua no incentivo ao Regime de Colaboração, no apoio à implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) e na produção e disseminação de conhecimento sobre o tema.

A I Assessoria para Gestores Municipais do (ADE) Agreste Litoral Norte foi sediada pelo município de Alagoinhas, em 29 de outubro. O encontro abordou a importância desse tipo de colaboração intermunicipal para o desenvolvimento do território.  O evento que recebeu mais de 50 representantes públicos, entre prefeitos, secretários de educação e equipes técnicas. Para a Secretária Municipal de Educação do município de Entre Rios, Tatiane Cavalcante, “Este é um momento propício para que a gente possa produzir e pensar sobre várias ações e iniciativas de melhorias no aspecto educacional de cada município componente desse ADE”, define a secretária.

I ASSESSORIA PARA GESTORES - ALAGOINHAS (29.10.19) FOTOS_I (10)
I Assessoria ADE Agreste Litoral Norte – Alagoinhas

A II Assessoria para Gestores Municipais do (ADE) Chapada e Regiões, em Seabra (31.10) aprofundou o debate sobre a governança e responsabilidades do trabalho no formato de colaboração intermunicipal para o desenvolvimento da educação. Com atividades em grupos os gestores puderam avaliar o trabalho que já vem desenvolvendo ao longo dos anos, o que estão realizando e quais as perspectivas para as ações futuras deste Arranjo.

Os gestores puderam saber mais sobre as bases legais do Regime de Colaboração e dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) além do cenário dos arranjos no Brasil – como se organizam, gestão e resultados, articulações e perspectivas em torno desses arranjos. André Luiz Cardoso, prefeito do município de Souto Soares, fala da experiência de atuar em Colaboração: “O nosso principal desafio é garantir políticas públicas de qualidade para a educação infantil. Recentemente iniciamos a Elaboração do Currículo da Rede em consórcio com outros municípios e que com certeza vai nos ajudar nesse sentido”.

II ASSESSORIA PARA GESTORES CHAPADA- 31.10.19_ FOTOS GILL (28)
II Assessoria ADE Chapada e Regiões – Seabra

O Icep atua junto aos municípios desenvolvendo a parceria técnica pelo fortalecimento destes Arranjos. A Elaboração de Referenciais Curriculares Municipais é uma das ações desenvolvidas em colaboração. Além da produção e disseminação de conhecimentos, há ainda a formação continuada de professores, gestores e técnicos e mobilização sociopolítica dos Territórios pela melhoria da educação nos municípios. Estas ações são conduzidas através da Tecnologia social “Territórios Colaborativos pela Educação”, que este ano recebeu o Selo de Tecnologia Social Certificada pela Fundação Banco do Brasil.

 

Confira fotos da I Assessoria para Gestores Municipais em Alagoinhas (29.10.19)

Confirma fotos da II Assessoria para Gestores Municipais em Seabra (31.10.19)

 

Equipe de Comunicação do Icep
Ana Flávia Sousa
Tailana Cruz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *