I ASSESSORIA PARA GESTORES REÚNE MAIS DE 80 REPRESENTANTES DOS ARRANJOS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (ADE)

Colaboração foi a palavra do dia durante a 1ª Assessoria para Gestores Municipais do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), que aconteceu no mês de Julho (25), no município de Seabra.O encontro reuniu mais de 80 gestores públicos municipais, entre prefeitos, secretários de educação e técnicos das secretarias municipais, representantes dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) dos Territórios da Chapada Diamantina e convidados do Agreste Litoral Norte.

 

ASSESSORIA PARA GESTORES_SEABRA_JULHO(25.07 (18) Assessoria para Gestores do ADE reúne mais de 80 representantes municiais em Seabra.
Foto: Dill Santos/Tv  Local

 

Encontro reuniu mais de 80  gestores públicos e repsentantes municipais dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) 

 Encontro que acontece no dia 25 de Julho, em Seabra, é uma das ações do Programa Melhoria da Educação, promovido pelo Itaú Social, que tem o ICEP como parceiro técnico, em parceria institucional com mais de 20 municípios do território da Chapada Diamantina que compõem o arranjo. 

 O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – ICEP promoveu no mês de Julho (25) no município de Seabra, a 1ª Assessoria para Gestores Municipais do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE). O evento irá reunir prefeitos, secretários de educação e equipes técnicas municipais do ADE Chapada Diamantina e como convidados gestores municipais do ADE Agreste Litoral Norte. Esse é o primeiro dos três encontros de gestores previstos para acontecer ao longo deste ano. A formação é uma das ações do Programa Melhoria da Educação, promovido pelo Itaú Social, que tem o ICEP como parceiro técnico, em parceria institucional com mais de 20 municípios do território da Chapada Diamantina que compõem o arranjo.

A proposta do encontro é reiterar a importância dos regimes de colaboração territorial no cenário nacional, além de trazer o debate sobre como esse tipo de arranjo horizontal pode potencializar ainda mais o desenvolvimento do território. Na programação, a assessora convidada Eliziane Gorniak explana sobre as bases legais do Regime de Colaboração e dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE). Numa segunda parte a pesquisadora apresenta o cenário dos arranjos no Brasil – como se organizam, gestão e resultados Em seguida apresenta as novidades, articulações e perspectivas em torno desses arranjos. E ao final os participantes serão convocados a refletir sobre o potencial deste tipo de colaboração.

 Eliziane Gorniak, atualmente diretora do Instituto Positivo, foi uma das pesquisadoras do livro “Cooperação Intermunicipal – experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no Brasil”, escrito pelo pesquisador Luiz Fernando Abrucio. A publicação cita a experiência do ICEP como uma das primeiras e mais bem-sucedidas experiências de arranjos do país.

 Sobre o ADE – O Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Chapada Diamantina (ADE) é uma tecnologia educacional desenvolvida pelo ICEP, que propõe uma corresponsabilização social pelo desenvolvimento da educação, na medida em que articula os setores público, privado e a sociedade civil para promover a melhoria da qualidade da educação. É um modelo de trabalho horizontal e em rede, no qual um grupo de municípios busca trocar experiências e apontar conjuntamente soluções na área da Educação. O ADE foi homologado pelo Conselho Nacional de Educação e está previsto no Plano Nacional de Educação (2014-2024), como instrumento de gestão pública para a melhoria da qualidade social da educação.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *