Festa para comemorar 20 anos de atuação pela melhoria da escola pública

Duas décadas depois, a semente plantada no Programa de Desenvolvimento e Auxílio ao Professor, em Palmeiras, com o desenho inicial da tecnologia dos territórios colaborativos pela educação, cresceu e se transformou em árvore frondosa. Hoje, com raízes sólidas, o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) colhe os frutos do trabalho pela melhoria da qualidade da escola pública e espalha novas sementes.

Para celebrar as conquistas e os 20 anos de atuação, o ICEP reuniu colaboradores, parceiros, autoridades, educadores, especialistas em educação e representantes da comunidade, no sábado passado, (18.11.2017), no Chapada Hotel, no município de Seabra/BA (Chapada Diamantina). Na oportunidade, foi lançado o Álbum Biográfico, uma publicação que registra momentos marcantes da história da organização. O ICEP contou com a parceria do Instituto C&A para a produção de livro e do infográfico que sistematiza a metodologia da instituição. “Somos muito gratos ao Instituto C&A, sem essa parceria não teríamos conseguido produzir esse material importante, que sistematiza a metodologia e registra momentos fundamentais da nossa história”, destaca a diretora-presidente do ICEP, Cybele Amado.

O prefeito de Seabra-BA, Fábio Miranda, o secretário de Educação do município, Enoque Francisco de Jesus; o prefeito de Andaraí, João Lúcio Passos Carneiro, a secretária de Educação da Cidade, Isa Dourado; a prefeita de América Dourada, Rose Dourado, a secretária de Educação do município, Acácia Barbosa; o prefeito de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes Campos (Dinho), a secretária de Educação, Maria Vilma Pereira; o prefeito de Souto Soares, André Luiz Sampaio Cardoso, a secretária de Educação do município, Neucimares Pereira Dourado; o prefeito de Palmeiras, Ricardo Guimarães, o vice-prefeito Wilson Rocha; o prefeito de Iraquara, Edimario Guilherme de Novais, o vice-prefeito, Nino Coutinho, a secretária de Educação do Município, Simone Neves Pinto; a secretária de Educação de Tapiramutá, Mary Ribeiro Marques Ferraz, e o secretário de Educação de Ibitiara, Ricardo de Oliveira, dentre outras autoridades, participaram do evento.

“O Icep se tornou referência em vários estados pelo trabalho de melhoria na educação pública e estamos muitos satisfeitos com essa parceria. Eu fico muito feliz por estar aqui nesta noite, com outros prefeitos, celebrando este momento. Vida longa ao Icep”, afirmou o prefeito de Seabra-BA, Fábio Miranda. “Eu me sinto muito tranquila por essa parceria com uma organização social que cuida do pedagógico. Eu acompanho a evolução dos nossos estudantes, na leitura, na escrita, em vários aspectos”, destacou a secretária de Educação de Souto Soares, Neucimares Pereira Dourado.

A solenidade foi repleta de homenagens e de reconhecimento do trabalho do Instituto. Todos os prefeitos presentes, e muitas autoridades, destacaram os frutos da parceria e afirmaram que o trabalho do ICEP contribui para melhorar a qualidade da educação nos municípios. Um dos sócios fundadores do Instituto, Dr. Aureo Augusto, afirmou: “Eu me sinto honrado de fazer parte da história do ICEP. Saber que participei do processo de criação, lá no começo, me deixa muito feliz. Com a medicina, eu cuido da saúde das pessoas, mas é muito gratificante ajudar a melhorar a educação, que também colabora com a saúde”, destacou Dr. Aureo.

“O Icep tem uma composição muito híbrida. Há 20 anos trabalhamos em regime de colaboração com municípios, territórios, professores, diretores, gestores pedagógicos e comunidades, na construção de um projeto de educação. E essa construção conjunta faz toda a diferença, além da formação continuada de professores”, ressaltou Cybele Amado, presidente do Icep. “Sonhamos que esse trabalho siga fortalecido e que o Brasil coloque a educação como prioridade”. Além do momento solene, o aniversário foi marcado por um jantar e pela apresentação de Bichão de Piatã, que interpretou clássicos da MPB, em um show intimista de voz e violão.

AGRADECIMENTOS

O Icep agradece a presença de todos os amigos, parceiros, colaboradores, apoiadores, e registra, com alegria, a presença de (além das personalidades mencionadas acima):

Boninal: Secretário de Educação, Sílvio Amaral.

Piritiba: ex-prefeito, Jorge Gaspar Menezes

Palmeiras: ex-prefeito: Marcos Teles e o vereador Edmundo Costa.

América Dourada: ex-secretária de Educação Ziziane, ex-prefeito Agnaldo (GUINA)

Andaraí: ex-prefeito, Wilson Cardoso

Boa Vista do Tupim: ex-prefeito, Hiran Campos, e o sócio fundador, Vespasiano Delezott.

Marcionílio Souza: Ana Lúcia, Secretária da Educação.

Ibitiara: Rogério Silva, secretário de Agricultura e Meio Ambiente

Miguel Calmon: ex-secretária de Educação, Wilma.

Sócios-fundadores: Áureo Augusto, Joselania Vieira Leite, Nourivaldo, Roza, Lelê, Enoque, Giovana, Elisabete, Fernanda.

Iraquara: ex-prefeito, Paulo Lélis.

Bradesco (Palmeiras): Erivelto, gerente, Ornei, Silvano e Peter.

Glauber Contabilidade: Francisco e Alice

Bazar Ki Útil: Gildásio Júnior e Martha.

E toda a rede de educação atuante nos territórios.

Núbia Cristina
Analista de Comunicação – ICEP
Email: nubiacristina@institutochapada.org.br

Um comentário sobre “Festa para comemorar 20 anos de atuação pela melhoria da escola pública

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *