ICEP realiza seminário de sensibilização no município de Camaçari

O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) realiza o Seminário Territorial de Sensibilização e Mobilização, para gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e equipes técnicas da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc). O encontro, que começou ontem (13.11.2017) pela manhã, segue hoje nos dois turnos, a fim de atender aos educadores e gestores de escolas da sede e da orla.

O seminário é uma abertura ao diálogo e o momento de entender as necessidades e desafios da rede escolar do município de Camaçari. A diretora-presidente do Icep, Cybele Amado, ministrou a palestra O Sensível e a Construção Colaborativa de uma Proposta de Educação Municipal. Na oportunidade, ela pontou que “esse é um momento importante, porque é de escuta sensível dos professores”. Os educadores serão chamados à reflexão e a partir dela irão escrever e mapear as necessidades do trabalho pedagógico. “A partir dessa experiência nós montaremos um plano de formação, que tem como base todas as informações trazidas pela rede, com vistas ao desenvolvimento do trabalho”, explica Cybele.

“Essa é uma etapa de acordos, de combinados e de construção conjunta daquilo que nós desejamos e pretendemos fazer ao lado dos professores”, ressalta a diretora-presidente do ICEP. Também participam do seminário os membros dos conselhos municipais de Educação, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de Alimentação Escolar.

“Teremos esses dois dias de conversa com a comunidade escolar, para então seguir forte na direção de responder às perguntas de como fazer para que nossos alunos aprendam mais”, destacou a secretária de Educação de Camaçari, Neurilene Martins.

A diretora pedagógica do ICEP, Elisabete Monteiro, explica que o diálogo foi iniciado desde a Jornada Pedagógica, que foi seguida de vários encontros com as equipes técnicas, coordenadores e diretores de escola. “O momento do seminário é uma devolutiva para os professores do que foi levantado nesse período”, pontua.
Para o diretor da Escola Municipal Sonia Regina de Souza, João Batista dos Santos, “a formação continuada é fundamental em qualquer área, principalmente na educacional, que enfrenta muitos desafios”, afirma. “Hoje, os estudantes têm muitas possibilidades, a escola é uma delas e precisa ser atrativa”, finalizou. João Batista afirma que vem participando e aprendendo em todas as formações.

Um comentário sobre “ICEP realiza seminário de sensibilização no município de Camaçari

  • O trabalho do ICEP compara-se aos das abelhas, construindo sua colmeia! A Rede ICEP vem crescendo e efetivando bons resultados onde atua! O diferencial é possuir uma equipe técnica competente e encontrar nos Municípios, Prefeitos e Secretários interessados deixar um legado digno de aplausos na área educacional. Encontrar professores comprometidos com uma educação pública transformadora e de qualidade é ponto preponderante, e o mais importante: o reconhecimento entre os professores de haver um acompanhamento continuado do que já se sabe fazer! Assim como a medicina e outras ciências, a Educação, caminho para todo aprendizado, precisa estar no topo em todas as salas de aula através de educadores motivados, não somente por uma excelente remuneração, mas, principalmente, por fazer o que já sabe se com amor, segurança e legitimidade!
    Parabéns à todos os envolvidos nessa forte rede colaborativa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *