ICEP participa do debate sobre inovação no Agenda Bahia 2017

A diretora presidente e CEO do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), Cybele Amado, será uma das debatedoras do Painel Novas Conexões, que acontece de 14h as 15h30, dia 27 próximo, no Senai Cimatec, e faz parte da programação do Seminário Conexões, da Agenda Bahia 2017. No painel, Cybele Amado vai mostrar o impacto das transformações tecnológicas no aprendizado de novas gerações.

A proposta do Seminário Conexões é debater como a criatividade e a tecnologia podem alcançar resultados inéditos e inimagináveis. “A aprendizagem pressupõe processos de interação, e isso significa sabermos compreender o lugar da informação e o lugar do conhecimento”, ressalta a CEO do ICEP, Cybele Amado.

As inscrições para o Agenda Bahia 2017 são gratuitas, basta acessar o site (http://www.correio24horas.com.br/agendabahia/conexoes/). As vagas são limitadas e há emissão de certificado.
Já pensou em realizar o impossível? Essa é a provocação do Painel Novas Conexões. Há 20 anos, o ICEP promove a formação continuada de professores, gestores escolares e equipe técnica da rede pública de ensino. A atuação tem como princípio o conceito de Territórios Colaborativos, que envolve todo o conjunto de profissionais da educação, além de pais, estudantes e representantes da sociedade civil, na busca das transformações desejadas para a melhoria do sistema educacional nos municípios envolvidos.

O ICEP desenvolve uma metodologia de formação continuada de educadores, aliada à mobilização social dos atores envolvidos nas redes municipais. Soma-se a esse conjunto de ações a produção e sistematização de conhecimento. A tecnologia de Territórios Colaborativos pela educação visa fortalecer as redes municipais de ensino, por meio da implementação de políticas públicas, articulando ações de formação continuada e de mobilização social e política.

Um Território pode ser formado por vários municípios ou por apenas um, dependendo do tamanho da rede, iniciando um trabalho de parceria. A formação de um Território Colaborativo favorece: a implantação da formação continuada no contexto de trabalho; troca de experiências entre redes; disseminação de boas práticas educacionais em diversas regiões; estabelecimento de um ciclo de lideranças formativas nas redes públicas de ensino; amortização dos custos de cada parceiro, com os municípios de pequeno, médio ou grande porte – dividindo os gastos das ações formativas; a participação de parceiros privados e o processo educacional como parte de um contexto cultural.

O processo tem início com o ICEP sendo convidado por gestores municipais, educadores ou entidades sociais e privadas, para atuarem uma determinada região. “Nosso trabalho completa 20 anos de atuação, com uma metodologia estruturada e resultados relevantes ao longo dos anos. Desde 2009, que os melhores índices do IDEB do Estado da Bahia, entre os 417 municípios, estão nos municípios que, parceiros do instituto, aderiram à metodologia dos Territórios Colaborativos pela Educação”, destaca Cybele Amado.

O Agenda Bahia 2017 é uma realização do Correio, com patrocínio da Braskem, Coelba –Neoenergia e Odebrecht. Apoio institucional da Prefeitura de Salvador e Sistema Fieb.

SERVIÇO
O quê: Seminário Conexões – Painel Conexões/Agenda Bahia 2017.
Quando: 27/09/2017, de 14h as 15h30.
Onde: Senai Cimatec. Avenida Orlando Gomes, 1845, Piatã, Salvador-BA.
Inscrições gratuitas: (http://www.correio24horas.com.br/agendabahia/conexoes/).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *